Ação de cidadania da Sejuf reúne moradores e veranistas em Matinhos 17/01/2020 - 18:44

Milhares de pessoas passaram pela Ação de Cidadania oferecida pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho para moradores e veranistas de Matinhos, dentro da Operação Verão Maior do Governo do Paraná. O evento começou nesta sexta e foi realizado também no sábado (18/01). “Nossa equipe está preparada para receber a todos os que procurarem a feira”, disse o secretário Ney Leprevost. “São serviços de cidadania, como encaminhamento para vagas de emprego, emissão do ID Jovem e orientações sobre direitos, e também atividades de lazer para as famílias e as crianças”, completou.

Moradores e veranistas poderão contar também com informações sobre o aplicativo Nota Paraná. Já o Detran e Sanepar estarão atendendo os usuários para sanar dúvidas e, o Tribunal de Justiça fará alguns serviços jurídicos gratuitos.

Das 15 às 20 horas deste sábado haverá atividades para as crianças com a Caixa de Brincadeiras, bolinha de sabão e camarim de pintura, além de jogos de bets, frescobol e bola, por meio do programa Família na Praia. Já os jovens poderão interagir com as apresentações de Shinobi Spirit, Beach Park, concurso de Cosplay, e Flash Mob Knop.

Também haverá distribuição de material explicativo sobre a campanha “Não Engula o Choro” e informações sobre o Detox Digital, com o objetivo de alertar a população para a utilização ética, saudável e segura dos recursos tecnológicos digitais, bem como os riscos ocultos do uso excessivo de celulares, videogames, computadores e demais equipamentos que se conectam à internet.

As informações sobre a prevenção à violência contra a mulher poderão ser obtidas no Ônibus Lilás, que ainda estará com atendimento psicossocial e multidisciplinar em salas fechadas, para garantir privacidade às mulheres. Também haverá assistência à saúde e aferição de pressão.

Já os artesãos poderão fazer no local o cadastro para o registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), e a emissão da carteira nacional do artesão, que permite ao profissional participar de feiras, eventos e capacitações apoiadas pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

Pessoas com deficiência - Para as pessoas com deficiência, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho estará colocando à disposição, na areia da praia, as cadeiras anfíbias que permitem a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção tomar banho de mar com segurança.  

Também será disponibilizado o cadastro no programa Passe Livre, um benefício que assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiências. Essa isenção se estende também às pessoas que possuem algumas doenças crônicas (insuficiência renal crônica, doença de Crohn, câncer, transtornos mentais graves, HIV, mucoviscosidade, hemofilia e esclerose múltipla), e estar em tratamento médico continuado em município diferente de onde reside, em todo o Paraná.