Adolescentes da socioeducação de Fazenda Rio Grande criam jornal comunitário 10/06/2020 - 17:05

Adolescentes do Centro de Socioeducação Fazenda Rio Grande elaboraram o “Censeonal” um jornal comunitário no intuito de integrar informações de interesse e da realidade dos adolescentes que, na unidade, cumprem medida de internação.

As pautas foram levantadas pelos próprios adolescentes e os conteúdos também produzidos por eles. A proposta de realização do periódico faz parte das atividades realizadas na unidade pela terapeuta ocupacional da unidade Mariana Barros Aranha.

Durante as atividades foram realizadas pesquisas de notícias da atualidade através dos portais de notícias e foi feito o levantamento de materiais desenvolvidos sobre literatura, poesias e produção de charges, conteúdos trabalhados na aula de língua portuguesa.

De acordo com o diretor da unidade Alex Sandro da Silva, “essa produção trouxe a dimensão interdisciplinar para que os adolescentes recordassem temas que estudam nas disciplinas. Outro ponto importante foi a divulgação de notícias da própria rotina de atividades, como, por exemplo, torneios e campeonatos internos que participam”.

A proposta inicial é para que seja realizada publicação quinzenal e que sejam organizados grupos para a produção do conteúdo e assim, ao longo das edições, todos terão a oportunidade de participar.

“O exercício da produção do jornal deve proporcionar aos adolescentes uma conexão com o que está acontecendo na sociedade, uma vez que estando em internação acabam tendo menos acesso às notícias”, ressaltou o chefe em exercício do Departamento de Atendimento Socioeducativo, Amilton de Oliveira.

Para ver o jornal na íntegra, clique aqui .

GALERIA DE IMAGENS