Adolescentes desenvolvem atividades artísticas no Centro de Socioeducação de Maringá 20/08/2020 - 10:40

Os profissionais que atuam no Centro de Socioeducação de Maringá (Censes), estão diversificando as atividades durante o período de isolamento imposta pela pandemia do Coronavírus. Uma das ações foi a oficina de artes para confecção de “Mandalas” com tampas de marmitas. O material descartável chamou a atenção dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa e serviu de inspiração para transformar os objetos em obras de arte.

Para o chefe do Departamento de Atendimento Socioeducativo, David Antônio Pancotti, “a arte cria chances de integração social, proporciona afirmação pessoal e enfrenta o desafio da reconstrução de um projeto de vida”.

Vinculado à estrutura administrativa da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, os Censes promovem um intenso trabalho para a ressocialização de adolescentes, por meio de internação provisória com caráter educativo.

O que são mandalas?

A mandala é um desenho que simboliza o universo, a perfeição, a completude e a unidade. Pode ter variadas formas e cores. É chamada de yantra pelos hindus e budistas e é considerada um símbolo religioso com poderes divinos, que pode ser usada para transformar uma realidade de sofrimento em uma realidade de iluminação.

GALERIA DE IMAGENS