Agências do Trabalhador do Paraná registram aumento de 92% de novos empregos em relação ao início da pandemia do coronavírus 05/08/2020 - 14:57

As Agências do Trabalhador do Governo do Paraná conseguiram, no mês de julho, aumentar em 92% a quantidade de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho se comparado com o mês de abril, início da pandemia do coronavírus (Covid-19). Para se ter uma ideia da importância destes números, basta fazer uma retrospectiva de quantos trabalhadores conseguiram emprego desde o início da pandemia. No mês de abril foram 2.966 pessoas empregadas, em maio mais 3.940 profissionais, em junho 4.019 paranaenses conseguiram emprego via Agências do Trabalhador e no mês de julho 5.695 tiveram a carteira assinada.

“Estamos conseguindo bons resultados nas Agências do Trabalhador do Paraná. Mesmo com toda a situação de calamidade provocada pelo Covid-19 que afetou diretamente a empregabilidade e a oferta de vagas em todo o estado e mesmo com todas as dificuldades, a rede Sine vem se destacando na intermediação de mão de obra”, disse o secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Mauro Rockenbach.

As unidades que mais colocaram trabalhadores no mercado em julho foram Umuarama (493); Curitiba (207); Cafelândia (196); Cascavel (195); Rolândia (185). Sendo que os setores que mais empregaram neste mesmo período foram auxiliar de linha de produção, e abatedor de aves.

Aos 26 anos, Erick Augusto, estudante de engenharia mecânica, atua como operador de telemarketing na empresa SoftMarketing, desde o dia 28 de julho, quando foi contratado pela intermediação da Agência do Trabalhador. “Fiz o agendamento pelo site e fui até a agência no dia marcado para receber o atendimento. Me ofereceram uma vaga de acordo com o meu perfil, essa foi a única vaga que era para meu tipo de trabalho, e fui muito feliz em ser encaminhado e consequentemente contratado”.

Erick foi um dos trabalhadores prejudicados pela pandemia, perdeu seu emprego já tinha dois meses, pois faz parte do grupo de risco e teria que permanecer em teletrabalho. Hoje novamente contratado, ele exerce sua função em home office. “Conseguir ser contratado para atuar em teletrabalho é muito gratificante pois é sei que estamos passando por um momento difícil num período tão complicado onde ninguém pode sair de casa praticamente para nada”.

O curitibano Carlos Alberto Bertuol conseguiu o primeiro emprego com carteira registrada por meio também da Agência do Trabalhador e começou a trabalhar dia 23 de julho. Ele foi contratado pelo Supermercado Condor para exercer a função de operador de padaria e repositor de mercadorias. “Essa é uma ótima oportunidade, pois como muitas empresas estão fechando as portas pela crise, conseguir emprego neste momento vai me ajudar e fazer com que eu consiga ajudar em casa também”, disse Carlos.

O atendimento de cada Agência do Trabalhador do Estado é feito pelas prefeituras municipais, com supervisão do Governo do Estado – exceto a de Curitiba, que é de responsabilidade do Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Família e trabalho do Paraná (Sejuf).

“Resultados animadores que mostram possibilidades de crescimento em nossas agências. Os números sempre são resultados de muito esforço e dedicação de uma equipe comprometida com o bom atendimento aos trabalhadores. Hoje constatamos melhoria no recrutamento e seleção de mão de obra em toda a nossa Rede”, fala Walmir dos Santos.

PARCERIA COM EMPRESAS – Para a gestora de RH do Condor Super Center e do Instituto Joanir Zonta, Charmoniks Maria da Graça Heuer, a parceria com a Agência do Trabalhador é dinâmica e produtiva. “Temos uma rede com 13 mil colaboradores, atuamos na linha de frente, como serviços essenciais, e continuamos com o processo de contratação diário para atendimento ao cliente, para limpeza, ampliamos o delivery para atendimentos aos colaboradores, então tivemos que nos adaptar e aumentar a contratação de novos funcionários.

Charmonikis reforça ainda a atuação em conjunto com a Agência do Trabalhador para novas contratações. “Nós atuamos muito junto da Agência do Trabalhador. Várias vagas são preenchidas, e é este um caminho assertivo para contratação de novos profissionais. Temos vagas abertas toda semana, encaminhamos para os postos do Sine os números, com setores e as vagas para contratação imediata”.

PROCURA DE VAGAS – Para consultar as vagas disponíveis na sua cidade, basta acessar o aplicativo SINE FÁCIL que pode ser baixado gratuitamente pela Play Store ou Apple Store, ou pelo site empregabrasil.mte.gov.br. Para acessar o SINE FÁCIL é necessário um QRCODE que pode ser solicitado diretamente no site da Sejuf pelo Chat do Trabalhador.

Também é possível buscar atendimento presencial nas Agências do Trabalhador que estão atendendo ao público, mediante agendamento prévio no site www.justica.pr.gov.br/trabalho.