Aulas de música transformam rotina do Centro de Socioeducação de Foz do Iguaçu 28/08/2020 - 16:30

O projeto “A arte que liberta”, que ensina violão aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, tornou-se uma das principais atividades no Centro de Socioeducação (Cense) de Foz do Iguaçu. Desde o começo do isolamento social, previsto pelo protocolo de saúde para evitar o contágio causado pela Covid-19, a nova atividade tem sido um marco na vida dos adolescentes. As aulas de violão ocorrem uma vez a cada dez dias, com a presença de apenas dois adolescentes por encontro.

Para o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Mauro Rockenbach, é preciso adotar atividades extracurriculares durante a pandemia, exercendo a prerrogativa de que os internos têm seus direitos. “As aulas de música fazem parte do processo pedagógico-musical e são importante caminho para a ressocialização”.

As primeiras aulas de musicoterapia já foram suficientes para observar que alguns internos possuem habilidade vocal e musical. O projeto também promove o diálogo e a harmonia entre servidores públicos e os adolescentes que cumprem medida socioeducativa.