Cense retoma programa de rádio para driblar rotina provocada pelo isolamento social 04/09/2020 - 09:00

O Centro de Socioeducação (Cense) de Ponta Grossa está driblando a rotina provocada pelo isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19 entre adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Um projeto social denominado “Rádio Educativa Informando para Vida”, está levando para dentro da Unidade, música e entretenimento selecionados pelos adolescentes, programas de variedades com temáticas de utilidade pública, dicas de saúde, lazer, esporte e bingos, além de campanhas antidrogas, violência e informações sobre o coronavírus.

A utilização do rádio, por meio do projeto, contribui para o desenvolvimento de diversos talentos, aprimora a criatividade dos adolescentes. É importante para a construção da autonomia e valorização de si, estimulando o desenvolvimento de ações positivas, no ambiente socioeducativo. Além de ser, durante a pandemia, um espaço para descontração e melhoria da saúde mental de todos envolvidos.

O secretário Mauro Rockenbach lembrou que o rádio é uma ferramenta auxiliadora para a diminuição da exclusão social. “A informação é um dos maiores bens da atual sociedade”, disse ele, lembrando que o rádio é uma ótima companhia e está presente na rotina de todos.

A rádio - O Centro de Socioeducação de Ponta Grossa possui uma estrutura de rádio e, neste ano, por iniciativa do agente socioeducativo Valter Maciel Avelino, foi elaborado um novo projeto para trazer mais entretenimento e informação aos adolescentes e funcionários. “O projeto tem bastante aceitação entre os socioeducandos e funcionários”, diz Avelino, afirmando que os adolescentes estão participando com entusiasmo desses programas, inclusive redigindo músicas/raps para cantar durante a programação.