Centros de Socioeducação adotam práticas restaurativas online durante isolamento social 01/09/2020 - 13:20

O Departamento de Atendimento Socioeducativo da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, está realizando pelo sistema online, durante o período de isolamento imposto pela pandemia do Covid-19, o programa Círculos de Cuidado nos Censes – Centros de Socioeducação do Estado.

Trata-se de um programa de práticas restaurativas com o objetivo de proporcionar o cuidado com os servidores do Sistema de Atendimento Socioeducativo do Paraná, para a discussão das relações interpessoais, escuta ativa e o acolhimento de demandas.

O secretário Mauro Rockenbach disse que a justiça restaurativa é importante na socioeducação porque prioriza o diálogo entre os envolvidos para a resolução dos conflitos.

O programa de práticas restaurativas tem o objetivo e o cuidado com os servidores do Sistema de Atendimento Socioeducativo do Paraná. Ocorrem cerca de oito vezes por mês em horários e dias variados e com temáticas diferentes a cada mês, sempre contando com o apoio de facilitadores e com a participação voluntária dos servidores.

Em agosto, os círculos tiveram como temática “A Autoconexão”, com a participação de 90 servidores, incluindo uma apresentação específica para os diretores das Unidades.

O diretor do Dease, David Antônio Pancotti, disse que é importante aprimorar a prática restaurativa com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. “A justiça restaurativa é uma técnica de solução de conflito e violência que se orienta pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta das vítimas e dos envolvidos. Usamos muito essa prática com os adolescentes, no intuito de induzi-los a mudança de paradigma para o alcance da pacificação social e no convívio familiar”, disse.