Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência abre inscrição para eleição de representantes da sociedade civil 14/01/2020 - 16:54

Estão abertas as inscrições para a escolha das 12 organizações da sociedade civil que farão parte do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná (Code), biênio 2020/ 2022. Serão eleitas duas organizações da sociedade civil para cada uma das seguintes áreas de atuação: deficiência física, deficiência auditiva e/ou surdez, deficiência intelectual, deficiência visual e/ou cego, transtorno global do desenvolvimento e múltipla deficiência. ‘É muito importante a participação da sociedade civil de todo os cantos do Paraná, para que as regiões sejam representadas na articulação e diálogo da política da pessoa com deficiência”, lembra o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Para o presidente do Coede, Felipe Braga Côrtes, é muito relevante o envolvimento de entidades sociais da organização civil no Conselho de direito. “Estamos convocando organizações de todo o Estado para participar do pleito e atuar em ações de acompanhamento, monitoramento, avaliação e fiscalização das políticas destinadas à pessoa com deficiência, por meio da articulação e diálogo com as demais instâncias de controle social e os gestores da administração pública direta e indireta”, explicou.

As inscrições podem ser feitas até 10 de fevereiro de 2020, por meio de protocolo junto às sedes dos vinte e dois Escritórios Regionais da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, ou enviadas por correspondência, com aviso de recebimento, à Secretaria Executiva do Coede –  Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n°, Centro Cívico, CEP 80.530-915, 1º andar – Ala D, Curitiba/PR.

Podem participar do processo eleitoral, na condição de candidatos e/ou votantes, as organizações que atenderem aos critérios e calendário estabelecidos no regulamento,  disponível no site www.coede.pr.gov.br. Poderão votar e ser votadas as organizações em regular funcionamento há pelo menos um ano e que tenham dentre seus objetivos estatutários a promoção dos direitos da pessoa com deficiência.

A eleição será realizada no dia 19 de março de 2020, das 10 às 17 horas, ininterruptamente, pela internet, através link exclusivo na página do Coede Paraná -  www.coede.pr.gov.br. A eleição será simultânea em todo o Paraná e, para a realização do processo eleitoral, será enviado ao e-mail do responsável para votação, informado na ficha de inscrição, o login e a senha que liberará o acesso à cédula eleitoral, onde poderá ser marcada até duas organizações em cada área de atuação.

O regulamento de inscrição, endereço dos escritórios regionais e demais Informações sobre o processo eleitoral para escolha das organizações que vão representar a sociedade civil no Coede no biênio 2020/2022 estão disponíveis aqui.