Encontro reúne gestores da Assistência Social dos 29 municípios da Região Metropolitana 17/02/2020 - 11:33

Os gestores da Assistência Social dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba participaram na manhã desta segunda-feira (17/02) do encontro promovido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio do Escritório Regional de Curitiba, para debater o tema “A Política de Assistência Social requer debates constantes para a implementação eficiente dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social”.A Política de Assistência Social requer debates constantes para a implementação eficiente dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social”, disse o secretário Ney Leprevost.

O diretor geral Adayr Cabral abriu o encontro, lembrando que a assistência social tem por  objetivo  de vigiar e proteger os direitos de cidadania e dignidade. “Estamos trabalhando a assistência social enquanto política pública de direito, na perspectiva da universalização do acesso aos bens e serviços”, afirmou.

A assistente social Denise Colin, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão na Subprocuradoria de Planejamento Institucional do Ministério Público do Paraná, falou sobre “Ações e Estratégias para Aprimoramento da Gestão” e parabenizou a equipe da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho por ter em seu quadro de servidores, técnicos engajados, com domínio e responsabilidade. “É muito difícil fazer gestão pública, por isso se faz necessário uma equipe que garanta um serviço de qualidade à população que busca atendimento no Sistema Único de Assistência Social”, afirmou.

O Serviço Único de Assistência Social reorganiza os serviços, programas, projetos e benefícios relativos à assistência social considerando os que mais precisam. Garante proteção social básica e especial de média e alta complexidade, tendo a centralidade na família e base no território, ou seja, o espaço social onde seus usuários vivem.

Região Metropolitana –  O encontro contou com a presença do deputado estadual Subtenente Ewerton; do chefe do  Escritório Regional de Curitiba Coronel André Cavalcanti Fortes; do chefe do Departamento de Assistência Social, Professor Tadeu Átila; e de representantes dos municípios de Adrianópolis, Agudos Do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva Do Sul, Campina Grande Do Sul, Campo Do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco Do Sul, Rio Negro, São José Dos Pinhais, Tijucas Do Sul e Tunas Do Paraná.

Os 29 municípios possuem 57 abrigos institucionais, 36 agencias do trabalhador, 31 casas-lares, cinco Censes,  06 Centros da Juventude, 122 Centros de Convivência, 11 Centros-Pop, 01 CRAM (atendimento à mulher vítima de violência), 106 CRAS, 29 CREAS, 01 residência inclusiva e duas casas de semi-liberdade.