Evento apoiado pela Secretaria de Justiça traz Prêmio Nobel de Economia a Curitiba 07/02/2020 - 11:03

O 2º Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros, evento realizado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), com apoio do Departamento de Polícia Federal e da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, vai debater em março temas como o combate à lavagem de dinheiro e a corrupção por meio da utilização da ciência, tecnologia e fundamentação jurídica.

O tema principal desta edição será “O custo econômico do crime e o uso de tecnologias disruptivas no combate à corrupção” e um dos destaques do evento será a palestra do professor norte-americano Thomas Sargen, vencedor do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 2011 e um dos economistas mais conceituados do mundo.

Sargen leciona na Universidade de Nova York, tendo ocupado, anteriormente, cargos nas Universidades de Minnesota, Chicago e Stanford. Foi um colaborador inicial e importante da revolução das expectativas racionais em macroeconomia, e uma de suas grandes contribuições foi a “proposta de ineficácia de política” - a ideia de que as expectativas das pessoas sobre a política fiscal e monetária do governo dificultam que os funcionários do governo impactem a macroeconomia da maneira que pretendem. Sargent será o palestrante de encerramento, com fala agendada para o dia 25/03 (quarta-feira), às 14h.

O evento contará também com mesas de debates que abordarão temas como o combate à corrupção; macroeconomia; o custo econômico do crime e da violência; confisco alargado de bens; o processo penal e provas técnico-científicas em crimes financeiros; tecnologias disruptivas e inovação; contexto global do Brasil diante de organismos internacionais: OCDE, GAFI e FMI, entre outros.

Palestrarão especialistas renomados nas áreas de Criminalística, Direito, Tecnologia e afins, para debater e trocar ideias com um público estimado em mil participantes, entre profissionais e pesquisadores de carreiras técnico-científicas, membros do Ministério Público, empresários, além de estudantes de Ciências Contábeis, Comunicação, Direito, Economia, Engenharia e Processamento de Dados.

Apoio - A parceria entre a Sejuf e o Fórum foi formalizada entre o secretário Ney Leprevost, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos Camargo, e Fabio Skraba, da Associação Brasileira de Empresas de Eventos.

Leprevost, quando deputado estadual, foi autor de uma série de projetos de lei que moralizam a atuação dos agentes públicos, garantem transparência nos órgãos da esfera pública, inibem e coíbem a prática de crimes. “Instituímos a Lei da Ficha Limpa para impedir candidaturas a cargos eletivos de pessoas que venham a sofrer condenação judicial em segunda instância, como já prevê a legislação federal, além de vedar a ocupação de cargos públicos em comissão por pessoas que tenham sido condenadas por crimes contra a economia popular, a fé pública, o sistema financeiro, o meio ambiente e a saúde pública”, lembrou o secretário.

 

______

SERVIÇO

2º Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros

  • Data: 23 a 25/03
  • Horário: 23/03 (14h30 às 19h30), 24/03 (9h às 19h30) e 25/03 (9h às 17h)
  • Local: Universidade Positivo - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300- Curitiba/PR
  • Informações e inscrições: forumcrimesfinanceiros.org.br
Fortum

 

GALERIA DE IMAGENS