Exploração sexual de crianças e adolescentes é foco de operação integrada da Força-Tarefa Infância Segura, em Paranaguá 19/06/2019 - 11:40

O combate a crimes de exploração sexual comercial de crianças e adolescentes foi foco da operação deflagrada na madrugada de quarta-feira (19), na região de Paranaguá. A ação fez parte de mais uma operação integrada da Força-Tarefa Infância Segura, criada na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, pelo secretário de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Ney Leprevost.

A Força-Tarefa que atua na prevenção de crimes contra a criança contou nesta ação com a parceria da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil - Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) e Polícia Militar - 1º companhia de Polícia Militar – 9º Batalhão da PMPR.

O secretário da Sejuf, Ney Leprevost, explicou que a força-tarefa está desenvolvendo nesta nova etapa um processo de interiorização pelo estado. “Vamos levar ações de prevenção, fiscalização e campanhas de conscientização, para que possamos, com a parceria integrada de diversos órgãos, atuar no combate a crimes contra crianças e adolescentes pelo Paraná”, disse.

Segundo o coordenador da Força-Tarefa e chefe do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Felipe Hayashi, “as operações integradas visam reprimir e especialmente prevenir ilícitos contra crianças e adolescentes, na medida em que há ao mesmo tempo a presença de forças de segurança em locais críticos, a abordagem de suspeitos, a fiscalização de estabelecimentos públicos, a coleta de informações e a conscientização e sensibilização para que a população denuncie crimes dessa natureza via canal 181. Essa foi a primeira operação na região litorânea, baseada em denúncias e mapeamento de possíveis pontos foco de exploração”, disse Hayashi.

Durante a operação foram abordadas mais de 100 pessoas, sendo elas identificadas pelos policiais. Também foram mapeados seis locais que tinham mais indícios de exploração, por denúncias e de outras operações. “Fiscalizamos diversos pontos da região portuária e foram realizadas abordagens de pessoas em atitude suspeita, o que resultou na apreensão de 50 gramas de entorpecentes (cocaína), sendo um detido em flagrante por tráfico de drogas. O indivíduo foi encaminhado para a primeira companhia policial de Paranaguá. Foi a primeira operação integrada em Paranaguá envolvendo órgãos estaduais e federais, e consideramos um sucesso por essa inovação, pois gera e efeito de prevenção geral, inibindo a prática de crimes de aliciamento e exploração sexual de menores na região ”, explicou o tenente Lucas Correa dos Santos, da 1º companhia de Polícia Militar – 9º Batalhão da PMPR de Paranaguá.