Força-Tarefa Infância Segura conclui mais um módulo do 1º curso a distância da Força-Tarefa Infância Segura 21/07/2020 - 16:56

A Força-Tarefa Infância Segura (Fortis), da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná concluiu, esta semana, mais um módulo do 1º curso à distância e realizou a Avaliação Processual e Metodológica, ao vivo da capacitação interdisciplinar continuada dos profissionais que fazem parte do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente, por meio de Webinar.

“O objetivo é o fortalecimento da proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes por meio de ações voltadas ao desenvolvimento de capacidades e fortalecimento institucional, bem como a promoção de ações de mobilização social para sensibilização sobre o tema”, explicou o secretário Mauro Rockenback, lembrando que este é mais um passo no combate às violências contra crianças e adolescentes, uma das prioridades da gestão Carlos Massa Ratinho Junior frente ao Governo do Paraná.

O curso faz parte do Pacto Infância Segura - Ação 9 e possui carga horária de 50 horas, distribuídas em 4 Módulos e 47 subtemas, relacionados a temática da Rede de Atenção e Serviços de Atendimento à Proteção Integral à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência. Em breve, o Curso estará disponível em sua versão completa na Modalidade de Educação a distância e conta com mais de 70 docentes e 64 módulos até o momento. “Os quatro primeiros módulos do curso de capacitação estavam sendo realizados presencialmente antes da pandemia. Com o distanciamento social imposto pelo Covid-19, a Força-Tarefa Infância Segura migrou os quatro módulos restantes para o sistema online, com aulas programadas para os meses de julho e agosto”, explicou Felipe Hayashi, chefe do Departamento de Justiça e coordenador da Força-Tarefa Infância Segura.       

Hayashi explicou que a experiência no sistema EaD está sendo tão bem aproveitada pelos 1.640 alunos de 11 estados brasileiros, que a Força Tarefa irá migrar, nas próximas capacitações. “Com aulas online, contamos com a participação de representantes de 275 municípios paranaenses”, afirmou.

Inicialmente previsto para realizar o último modulo em agosto, o curso foi prorrogado para setembro, a pedido dos cursistas que estão achando o curso riquíssimo em conteúdo e gostariam de aprofundar e estudar ainda mais os temas abordados. O último módulo vai abordar o tema  "Prevenção Primária e Secundária de Violências contra a Criança e ao Adolescente", trabalhando Justiça Restaurativa, Cultura da Paz e apresentará "Cases" de Sucesso.

O 1º Curso Fortis EaD, está sendo realizado pela Força-Tarefa Infância Segura do Paraná, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, EducaPlay / SEED e apoio da Escola de Direitos Fundamentais da Sejuf. A coordenação é do chefe do Departamento da Justiça da Sejuf, Felipe Hayashi, da assessora técnica Cineiva C. Tono e da assistente social Tatiani Macarini.

GALERIA DE IMAGENS