Força-Tarefa Infância Segura ganha adesão da Igreja Adventista 23/08/2019 - 12:00

O colegiado da Força-Tarefa Infância Segura de Combate a Crimes Contra a Criança (Fortis) realizou na manhã desta sexta-feira sua quarta reunião ordinária e aprovou uma parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Também foi apresentado o cronograma de ações e eventos até dezembro.

A Fortis, criada pelo secretário Ney Leprevost no início do governo Ratinho Junior para garantir a efetividade das ações em defesa das crianças paranaenses, conta com a participação de diversos órgãos e instituições como as secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública, Ministério Público do Paraná, TJPR, OAB-PR, polícias Militar e Civil, Conselhos Tutelares, Cedca-PR, Conselho de Psicologia e outros.

Durante a reunião, representantes da Igreja Adventista apresentaram o projeto “Quebrando o Silêncio”, de cunho educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica infantil. “É muito importante que a sociedade civil some seus esforços ao poder público na proteção a crianças e adolescentes”, disse Felipe Hayashi, chefe do Departamento de Justiça da Sejuf e coordenador da Fortis.

A professora Denise Lopes, do Ministério da Mulher da Igreja Adventista, relatou o trabalho sobre a prevenção ao abuso sexual infantil que está sendo feito pela instituição religiosa, lembrando que o assunto é sensível, mas precisa ser debatido. “Nosso trabalho é educar e prevenir para coibir abusadores”, disse. Para ela, os números são assustadores: segundo relatório elaborado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 300 milhões de crianças no mundo vivem em situação de violência. Esses números fizeram com que a questão da violência contra a criança, inclusive a sexual, entrasse na nova Agenda Global de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, elaborada pela ONU.

Também participaram da reunião a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região Rosemarie Diedrichs Pimpão; grupo de escoteiros Desbravadores da Natureza, representantes da Prefeitura de Campina Grande do Sul, Ministério Público, Polícia Militar do Paraná, Ministério da Economia, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Psicologia, Universidade Federal do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Saúde, Promotoria da Justiça – Vara da Criança, Adolescente e Idoso e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.