Força-Tarefa Infância Segura vai proteger as crianças no carnaval 13/02/2020 - 18:00

O secretário Ney Leprevost, da Justiça, Família e Trabalho lançou na tarde desta quarta-feira (13), na presença de mais de 500 pessoas, no auditório do Museu Oscar Niemayer, o Carnaval Protegido do Paraná, que promoverá a conscientização e vai distribuir pulseiras para evitar que as crianças se percam de pais e responsáveis durante os festejos momescos. O anúncio foi feito durante o evento “Comunidade, Empresas e Governo Unidos pela Criança”, que reuniu empresários, líderes comunitários, professores e o público em geral, para apresentação dos principais programas, desenvolvidos pela Secretaria da Justiça do Governo do Paraná, para a proteção de crianças e adolescentes.

Com o apoio da Força-Tarefa Infância Segura, serão conscientizadas, com mais ênfase, durante o período de carnaval, as várias camadas da sociedade para a necessidade de denunciar, pelo telefone 181, situações de negligência, abuso, abandono, discriminação e violência contra crianças e adolescentes, idosos e mulheres. “Estamos conclamando pais, mães, empresas e a comunidade a se integrar à campanha para proteger nossas crianças e adolescentes”, disse Leprevost.

O secretário fez também um balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2019, ressaltando a economia de 20 milhões de reais/ano com a junção de quatro secretarias (Justiça, Desenvolvimento Social, Trabalho e Pessoa com Deficiência) e salientou a importância de programas como o Criança Feliz, que já está beneficiando 16.500 crianças e gestantes de 66 municípios. “Criamos ainda o Família no Parque, entregamos seis Creas e 9 Cras no interior, repassamos quatro óculos de leitura para cegos à Biblioteca Pública do Paraná e lançamos os aplicativos Paraná Serviço e Paraná Solidário, entre outras ações”, explicou Ney Leprevost, afirmando que a  proteção às crianças e adolescentes é prioridade absoluta para o governo do Paraná.

Força Tarefa

O delegado federal e chefe do Departamento de Justiça Felipe Hayashi, falou sobre a Força-Tarefa Infância Segura, uma iniciativa inédita envolvendo secretarias de estado, Judiciário, Ministério Público e instituições da sociedade civil organizada para a integração das políticas públicas dos sistemas de justiça, segurança pública, assistência social, educação e saúde, com ações coordenadas e efetivas para o acolhimento e o atendimento integral às crianças vítimas de violência. “Nosso objetivo é a prevenção e combate a crimes contra a criança”, disse Hayashi, reafirmando a importância de ajudar meninos e meninas que sofrem violências sexuais, físicas, psicológicas e até negligência, pelo telefone 181.

As ligações são gratuitas, sigilosas e o atendimento é feito 24 horas por dia.

Hayashi convidou a população a se juntar à Força-Tarefa, na grande missão de mobilizar, articular e romper o ciclo de violência, protegendo a infância e a adolescência.

Orçamento Criança

A chefe do Departamento da Política da Criança e do Adolescente Ângela Mendonça explicou aos presentes do evento “Comunidade, Empresas e Governo Unidos pela Criança”, a importância do “Orçamento Criança e Adolescente” (OCA), um documento assinado pelo secretário Ney Leprevost que tem como objetivo acompanhar a execução de recursos estaduais que asseguram a efetividade das políticas públicas nas áreas relacionadas à proteção da infância e adolescência, com a identificação dos programas, projetos e atividades de forma clara e transparente. “Instituímos um grupo de trabalho para desenvolver a metodologia de acompanhamento e execução orçamentária do Estado do Paraná para crianças e adolescentes, a ser implementada até 2022”, explicou Angela, frisando que, na prática, a decisão torna obrigação do estado definir o que se destina à infância nas peças orçamentárias, algo não previsto até então. “Vamos mapear tudo o que se investe em criança no Paraná para que a sociedade possa fazer um acompanhamento. Mostrar publicamente para verificar para onde está indo o dinheiro e onde se pode investir mais”, afirmou, lembrando que o Paraná sai mais uma vez na frente, cuidando do futuro de crianças e adolescentes, completou.

Estiveram presentes ao evento o deputado estadual Subtenente Ewerton, os vereadores Euler de Freitas, Mestre Pop e o vereador licenciado Felipe Braga Côrtes.