Gincanas e oficinas de artes são utilizadas para amenizar efeitos da pandemia em adolescentes que cumprem medidas socioeducativas  12/08/2020 - 15:45

 

A adoção de medidas preventivas para evitar a propagação da Covid-19 mudou completamente a rotina diária nos Censes - unidades de privação de liberdade de adolescentes da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná. Com a suspensão de aulas presenciais, atividades externas e visitas familiares, o Centro de Socioeducação (Cense) Umuarama desenvolve atividades dinâmicas e interativas com os adolescentes a partir do uso de tecnologia de informação, mídias sociais, recursos audiovisuais, lúdicos e terapêuticos. 

Divididos em turmas com quatro adolescentes cada, para cumprir as recomendações das áreas da saúde e justiça, as ações vêm proporcionando uma boa adesão e participação, e além disso, estão de acordo com as garantias previstas pelas normativas e pelo Plano Político Pedagógico. “São atividades importantes para o fortalecimento do vínculo entre os adolescentes e os profissionais que atuam nas unidades, extremamente necessário para o desenvolvimento do trabalho socioeducativo”, disse o secretário da Sejuf, Mauro Rockenbach. 

Já foram desenvolvidas diversas atividades, como oficina de confecção de máscaras de tecidos (doadas aos usuários do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Umuarama); gincana com provas físicas e de conhecimentos gerais; oficina de arteterapia (pintura de quadros, desenhos e confecção de mandalas); oficinas culturais (história e significado das festas juninas brasileiras) e sessões de cinema.

Também foram realizadas oficinas de reflexão e cidadania, dos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as relações de trabalho na sociedade.

Na oficina psicopedagógica, os adolescentes conhecem o funcionamento do cérebro, com exercícios das funções cognitivas de memória, atenção, percepção visual e raciocínio lógico, e práticas restaurativas com círculos de construção de paz.

Ainda estão sendo realizadas palestras online com profissionais de saúde e rodas de conversa na área de saúde, principalmente sobre a Covid-19 e a relação com as drogas e higiene bucal.

GALERIA DE IMAGENS