Governo fortalece famílias vulneráveis com novos programas de habitação no Paraná 09/07/2020 - 11:01

Desenvolver grandes projetos de requalificação urbana do Estado é a estratégia usada para garantir segurança e conforto para famílias vulneráveis no Paraná. Um destes projetos, envolve a construção de 53 novas casas na nova Vila Facão, em Rebouças, no Centro-Sul do Estado. Este conjunto habitacional feito praticamente do zero pelo “Nossa Gente”, programa coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho em parceria com a Cohapar, fornece aos moradores casas novas com infraestrutura adequada.

Com o investimento de R$ 4,2 milhões, e com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa contou com toda a infraestrutura necessária como pavimentação asfáltica, paisagismo, sinalização, calçadas, saneamento e acesso à luz e água, com apoio da prefeitura.

O programa é destinado para famílias que se enquadram na chamada Faixa 1, a mais vulnerável, e não gera nenhum compromisso de dívida. “Dar oportunidade e condição humanitária, com inclusão e dignidade é uma das prioridades na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior”, reforçou o secretário da Sejuf, Mauro Rockenbach.

BENEFICIADOS – A construção da nova Vila Facão está com 90% de estágio de conclusão e serão beneficiadas diretamente 165 pessoas.

Box 1

Sistema de autogestão na habitação também aos povos e comunidades tradicionais

Para desenvolver ainda mais a política de mobilidade com a construção de novas moradias destinada à população de baixa renda, por meio de soluções como a autogestão, e possibilitar o acesso às políticas públicas de educação social, geração de renda, autonomia das famílias, povos indígenas e comunidades tradicionais, na busca da cidadania plena, o Governo está elaborando um programa que coloca a habitação como um fator de inclusão essencial e de mobilidade social para famílias em vulnerabilidade.

O Programa Nosso Lar Paraná - Produção Social da Moradia (PSM) contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é uma iniciativa da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis), que está sendo desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Planejamento (SEPL), com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu).

A autogestão na habitação corresponde em desenvolver ações em que a produção habitacional ou a urbanização de uma área se dá com o controle da gestão dos recursos públicos e da obra pelos movimentos populares, associações e cooperativas habitacionais. “Sendo assim, esses grupos participam do controle de todas as etapas, desde a definição do terreno, do projeto, da equipe técnica que os acompanhará, do formato da construção, compra de materiais, contratação de mão de obra, organização do mutirão, prestação de contas e organização da vida comunitária”, reforçou o coordenador da Sudis, Roland Rutyna.

O Nosso Lar Paraná visa criar alternativas como a produção de moradia digna na modalidade em autogestão destinada à população de baixa renda e povos/comunidades tradicionais. “Agora à frente da Sejuf vamos dar continuidade com um novo projeto que já vem sendo desenvolvido para levar moradia também aos povos indígenas e comunidades tradicionais”, destacou o secretário Rockenbach.

GALERIA DE IMAGENS