Justiça faz levantamento de famílias em situação de rua incluídas no Cadastro Único de todo o Paraná 13/11/2019 - 17:01

O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua do Estado do Paraná - CIAMP Rua/PR, vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), encomendou um levantamento sobre dados do Cadastro Único - CadÚnico do Governo Federal. A pesquisa e a compilação dos dados foram realizadas pelo curso de Serviço Social da Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades do Centro Universitário UNINTER, coordenada pela professora - coordenadora Neiva Silvana Hack.

O Secretário Ney Leprevost, da Sejuf, afirmou que esta iniciativa deve auxiliar na formulação de políticas específicas para essa população e promover a inclusão e o acesso aos programas sociais do governo.  “O Cadastro Único é uma ponte para o acesso das pessoas em situação de rua às políticas públicas”, disse, lembrando que a área social é uma das prioridades do governo Ratinho Junior.

Os dados da pesquisa serão utilizados para a produção de gráficos que embasarão o Plano Estadual das Políticas Públicas para as pessoas em Situação de Rua do Estado do Paraná; e também, para fundamentar a minuta do projeto de lei para a construção de uma Política Estadual da População de Rua do Estado do Paraná.

A coleta de dados foi realizada nos meses de agosto/setembro de 2019, nos 399 municípios, contemplando dados sobre as pessoas em situação de rua no Estado do Paraná que estão cadastradas no CadÚnico e, ainda,  pessoas em situação de rua que recebem o Bolsa Família.

Resultados

A pesquisa apontou 7,7 mil famílias de população de rua em todo o Paraná cadastradas no CadÙnico e, apenas 4,8 mil que recebem a Bolsa Família. Em Curitiba são 2,3 mil pessoas em situação de rua cadastradas, sendo que 1,4 mil recebem a Bolsa Família.

O levantamento desvendou que somente 237 municípios possuem cadastro de famílias em situação de rua (59% de todo o Estado) e que as maiores aglomerações de famílias cadastradas estão em Londrina (650), Maringá (460), Apucarana (389), Ponta Grossa (312), São José dos Pinhais (282), Foz do Iguaçu (227), Umuarama (192), Arapongas (197), Paranaguá (142), Araucária (124), Cambé (116), Pinhais (83), Colombo (76), Campo Mourão (75), Guaratuba (71), Campo Largo (64), Fazenda Rio Grande (55) e Piraquara (53).

O percentual de famílias em situação de rua cadastradas e beneficiárias do programa Bolsa Família no Paraná é de 1,41%, enquanto no Brasil é de 0,64%. Os municípios que mais se destacam são Apucarana, Arapongas, Umuarama, Curitiba, Maringá, Astorga, Cascavel, Mandaguari, Porecatu, Itambé, Formosa do Oeste, Medianeira, Londrina, Paranaguá e Cambé.

A pesquisa retratou ainda, os municípios com pouquíssimas famílias de população de rua cadastradas e, nenhuma recebendo Bolsa Família, como o caso de Barracão, Itaperuçu, Jataizinho, Cruzeiro do Sul e Santa Amélia, e outros municípios com apenas uma família cadastrada, como Assaí, Barbosa Ferraz, Bocaiúva do Sul, Clevelândia, Coronel Vivida, Diamante do Norte, Fênix, Lobato, Mandaguaçu, Missal, Nova América da Colina, Nova Olímpia, Nova Santa Rosa, Paraíso do Norte, Pérola do Oeste e Piên.

GALERIA DE IMAGENS