Live ajusta últimos detalhes para a realização da X Conferência da Criança e do Adolescente 02/09/2020 - 08:54

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) realizaram na tarde da última terça-feira (01), uma “Live” destinada aos 474 delegados eleitos nas conferências municipais e habilitados a participar da X Conferência Estadual da Criança e do Adolescente. O objetivo foi o repasse de todas as informações sobre a Conferência, que pela primeira vez será totalmente online, inclusive as votações das propostas que serão levadas a plenária final e a Conferência nacional.

Para o secretário Mauro Rockenbach esta será uma Conferência histórica, não só pelo novo formato, mas principalmente por alguns avanços, como a participação de crianças e adolescentes na formulação das propostas. “A democracia na construção das políticas públicas é feita através do diálogo entre governo, conselhos de direito e sociedade para o bem comum”, disse.

Já a presidente do Cedca, Angela Mendonça, explicou que a Conferência vai abrigar 85 delegados representantes da sociedade civil, 85 delegados da área governamental, 33 delegados adolescentes, 129 conselheiros tutelares, 54 delegados que atuam na rede de proteção, 52 de movimentos sociais e 36 do sistema de justiça. “Uma ampla participação que vai permitir discutir e deliberar sobre a temática da criança e do adolescente, bem como traçar os avanços e desafios”, disse ela.

A presidente da comissão organizadora da X Conferência Estadual da Criança e do Adolescente, Ires Damian Scuzziato, anunciou durante a “Live”, que a palestra do promotor de Justiça, Murilo José Giacomo, titular da 21ª Vara Cível de Curitiba e referência na defesa dos direitos da criança e do adolescente, será o tema central da Conferência: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. A palestra está programada para o dia 21, logo após a abertura do evento.