Livro narra trechos de cartas de adolescentes que buscam a verdadeira liberdade 14/08/2020 - 14:47

O Centro de Socioeducação de Cascavel, vinculado ao Departamento de Atendimento Socioeducativo da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), lançou esta semana o livro “Cartas de Liberdade”, do assistente social que atua na unidade, Marcelo Avelar de Souza. O livro trata-se de um apanhado de frases, retiradas de cartas enviadas por adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas na unidade.

Marcelo foi o responsável, profissionalmente, pela leitura das cartas remetidas/recebidas pelos adolescentes. “Para os adolescentes, a privação de liberdade justifica perdas, afastamentos, sofrimentos causados e danos irreparáveis”, disse o assistente social.

O livro respeita o anonimato e destaca frases como "…. dói muito em mim saber que, de tudo o que eu tinha planejado, nada deu certo. Você sabe o que eu queria, né? Aqui tenho muito tempo para pensar. Me arrependo por muitas coisas. Se pudesse voltar no tempo ia fazer totalmente diferente….". 

Ou “…. o sentido da vida poderia assim ser compreendido: experienciar,aprender , viver  e continuar. A cada momento temos novas experiências em nossas relações, as quais – todas – nos permitem sermos melhores a cada dia, se conseguirmos enxergar os ensinamentos de cada ação", ou ainda, “Suas escolhas afetam seu futuro e com força de vontade voce pode conseguir uma vida nova”.

O secretário da Sejuf, Mauro Rockenbach, elogiou a iniciativa, enaltecendo os registros abordados no livro Cartas da Liberdade, que mostra para a sociedade a importância da ressocialização.

O livro Cartas de Liberdade foi editado pela Editora Chiado, pela coleção Palavras Soltas. Possui 86 páginas em sua primeira edição e está a venda em boas livrarias.

GALERIA DE IMAGENS