Mais 17 municípios paranaenses aderem ao programa Criança Feliz 13/01/2020 - 09:57

Mais 17 municípios paranaenses aderiram ao programa Criança Feliz, ampliando para 66 as cidades parceiras do Governo do Paraná na promoção, desenvolvimento e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, apoiando a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados pós-gravidez, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho do cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade. Os novos municípios que fazem parte do programa são Andirá, Bom Sucesso, Cândido de Abreu,  Fênix,  Jesuítas,  Jussara,  Piên,  Pinhalão,  Ponta Grossa,  Prudentópolis,  Quinta do Sol,  Rondon,  Tapejara,  Teixeira Soares,  Tupãssi,  Ubiratã e Virmond.

Coordenado em todo o Estado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, o programa Criança Feliz é uma criação do Ministério da Cidadania e tem como público prioritário gestantes, crianças de até três anos e suas famílias inseridas no Cadastro Único;  crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do BPC2; crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A principal ação do programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares na residência da família incluída no programa, como estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida, favorecendo o reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade. Estudos mostram que as visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil. “As visitas domiciliares no Programa Criança Feliz assumem as perspectivas da prevenção, proteção e promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância”, diz o governador Ratinho Junior, lembrando que é por meio de visitas domiciliares que as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, estimulando o desenvolvimento infantil.

Para o secretário Ney Leprevost, a importância da adesão dos municípios, das famílias e da sociedade, é no sentido de promover e defender os direitos das crianças e ampliar as políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância. “O programa Criança Feliz é um reforço à rede de proteção social da primeira infância, proporcionando cuidados e estímulos para um desenvolvimento saudável”, disse o secretário, lembrando que a ciência comprova que crianças bem estimuladas têm um ganho extraordinário na aprendizagem, nas relações sociais e na vida profissional.

No Paraná, o avanço do programa em um ano, foi significativo.  “Iniciamos o ano de 2019 com 251 municípios elegíveis  e  38 adesões. Hoje, contabilizamos 300 municípios elegíveis e 66 adesões”, explica o médico Carlos Bostelmann, coordenador estadual do programa Criança Feliz, informando que foram realizadas 22 visitas técnicas e de monitoramento aos municípios

GALERIA DE IMAGENS