Medidas de prevenção ao coronavírus aplicadas no sistema socioeducativo são apresentadas ao secretário Ney Leprevost 30/03/2020 - 19:15

O secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), Ney Leprevost, recebeu nesta segunda-feira (30), em seu gabinete, representantes do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease) que apresentaram um balanço das medidas aplicadas, durante o período de pandemia, no dia a dia dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos profissionais que trabalham no sistema socioeducativo. “Mais uma vez a Secretaria saiu na frente com a prevenção e os cuidados no dia a dia com os adolescentes e com os servidores da socioeducação. Por isto, podemos dizer que no momento a situação é absolutamente positiva dentro do sistema”, disse Leprevost.

Durante a reunião, o secretário entregou aos diretores de algumas unidades presentes as carteiras de identidade funcional que serão repassadas aos profissionais do sistema socioeducativo, para facilitar o trabalho durante a transferência de adolescentes de uma unidade para outra, a transição para audiências de cumprimento de medidas de internação e para maior segurança dos profissionais que atuam na área.

Esse era um pedido antigo da categoria que foi atendido pelo secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), Ney Leprevost, na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

Confira algumas medidas que foram sendo aplicadas no sistema socioeducativo:

• Estão suspensas as visitas aos 19 Centros de Socioeducação do Estado (Censes)  (701 adolescentes)

• Os jovens que cumprem medidas socioeducativas nas 8 Casas de SemiLiberdade (73 adolescentes) que têm autorização judicial estão dispensados para ficar em suas casas com suas famílias.

• Estão suspensas as férias dos servidores agentes de segurança e profissionais de saúde do Sistema Socioeducativo

• Caso algum adolescente apresente algum sintoma de gripe ou resfriado, será conduzido a um local privativo e será imediatamente contatada a Unidade Básica de Saúde de Referência para os encaminhamentos necessários.

• Em comum acordo com Tribunal de Justiça do Paraná e Ministério Público, as audiências estão sendo realizadas no sistema de videoconferência.

GALERIA DE IMAGENS