Mulheres da secretaria de Justiça fazem campanha pela saúde dos homens 21/11/2019 - 17:27

O Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher da secretaria de Justiça, Família e Trabalho promove neste sábado, no Parque Barigui, uma grande ação para conscientizar a população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata. O alusivo ao Novembro Azul será realizado em uma parceria com o Moto Grupo Gentleman, Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas e Sociedade Brasileira de Urologia.

“Assim como os homens já se engajam na campanha do Outubro Rosa, queremos que as mulheres também ajudem na conscientização sobre o câncer de próstata para alertar sobre a doença que pode afetar a vida de nossos pais, maridos e filhos”, diz a chefe do Departamento, Mara Sperandio.  “Queremos engajar toda a sociedade, pois o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os brasileiros e a prevenção é o melhor caminho”, disse o secretário Ney Leprevost.

A doença - Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata, como a idade; histórico de câncer na família (homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco) e sobrepeso e obesidade (estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado).

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Festa beneficente – Além do evento deste sábado, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho apoia institucionalmente outras atividades promovidas pelo grupo Gentleman relacionadas ao movimento Novembro Azul.

A principal delas será um a festa no dia 30 de novembro no 1903 Motorcicles, em Curitiba, cuja renda será totalmente revertida para o tratamento do câncer de próstata nos hospitais Angelina Caron e Hospital de Clínicas. O ingresso custa R$ 35, dá direito a um chope e a um calendário exclusivo, feito totalmente por voluntários para a causa, e pode ser adquirido na 1903 Motorcycles, na Beer garage ou pela internet: https://www.sympla.com.br/gentlemen-blue---em-prol-do-novembro-azul__679289

________

SERVIÇO

Novembro Azul no Parque Barigui

  • Data – 21 de novembro de 2019 ( sábado)
  • Horário -  9h30 às 12 horas
  • Local – Estacionamento do Parque Barigui – ao lado do Circo

GALERIA DE IMAGENS