Municípios de Flórida, Leópolis, Nova Aurora e Sertaneja avançam com a construção de novas moradias 20/11/2020 - 15:19

O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, informa que os municípios de Flórida; Leópolis; Nova Aurora e Sertaneja, das regiões Norte e Oeste do Paraná, já estão com as obras em andamento para a construção de novas moradias que beneficiarão mais 97 famílias em situação de vulnerabilidade social. O projeto de Redução do Deficit Habitacional faz parte do Programa Nossa Gente da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do governo Ratinho Júnior, em parceria com a Cohapar. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2021.

“Temos a missão de atuar em prol das pessoas mais vulneráveis. E é com este intuito que o Governo está executando várias obras pelas diversas regiões do Estado, que irão garantir a inclusão e mais oportunidades as famílias paranaenses”, destacou o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.

Pelo programa, as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade recebem as casas de graça. As obras foram iniciadas no final de setembro. O investimento é de R$ 6,5 milhões, viabilizado pelo Governo do Estado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A coordenação do programa atua em conjunto com as prefeituras para a seleção e acompanhamento social dos beneficiários durante todo o processo construtivo. As prefeituras também contribuem com a doação das áreas para a construção dos empreendimentos, cuja localização deve garantir a acessibilidade dos futuros moradores aos serviços públicos.

O programa envolve, ainda, participação de diversos órgãos para que os beneficiários tenham o máximo possível de infraestrutura. Como parceiras dos projetos, a Copel e a Sanepar realizam a instalação das redes de energia elétrica, água e esgoto, sem custo aos futuros moradores.

Já foram entregues 509 novas casas, distribuídas em 19 municípios. Há mais 945 unidades em execução em 22 localidades. Os projetos habitacionais vinculados ao programa têm orçamento de R$ 104 milhões.