Ney Leprevost cria “Disque Denúncia Mulher” da Secretaria de Justiça 03/03/2021 - 18:17

De casa, se recuperando da Covid-19, o secretário Ney Leprevost anuncia que na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de março), o Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho vai oficializar o funcionamento do “Disque Denúncia Mulher SEJUF”, que atenderá através do telefone 41 3210-2531 as vítimas de crimes virtuais.

“Escolhemos o Dia Internacional da Mulher como uma data simbólica para marcar todo o trabalho de conscientização que a Secretaria faz contra a violência direcionada a meninas e mulheres”, explica o secretário Ney Leprevost.

A proposta é oferecer orientação de como as vítimas devem proceder em caso de violência, onde buscar ajuda, assim como oferecer atendimento psicológico às mulheres, através do CRAM - Centro de Referência de Atendimento à Mulher.

Além dos danos morais, a violência virtual causa sérios problemas psicológicos, pois a distribuição de conteúdo na internet alcança uma velocidade grande, em efeito cascata.

Se você for vítima de um crime virtual, procure salvar o mais rápido possível arquivos, e-mails, capturas de tela (Print Screen) ou qualquer outra evidência para denúncia. Procure um cartório para registrar uma Ata Notarial para ser usada como prova, ou faça um boletim de ocorrência na delegacia especializada mais próxima de sua casa.

Crimes cometidos através de meios eletrônicos ou telefonia móvel, os quais possuam autoria incerta ou desconhecida, e a vítima tenha domicílio em Curitiba, são de atribuição do NUCIBER - Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Rua Pedro Ivo, 672 Centro).

Se a vítima for domiciliada fora de Curitiba (Região Metropolitana, Litoral ou interior do Paraná) a atribuição do registro do BO e investigação é da delegacia da cidade da vítima.

(Via Assessoria de Imprensa – Tamara Dalcanale).