Ney Leprevost entrega Centro da Juventude em Irati 07/11/2019 - 17:11

O secretário Ney Leprevost, da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) entregou na manhã desta quinta-feira (07), o Centro da Juventude Nagib Harmuch, em Irati, construído para atender adolescentes e jovens em programas de fortalecimento de vínculos, formação psicossocial e desenvolvimento da cidadania. “Hoje estou feliz e emocionado. Estamos inaugurando o Centro da Juventude, com ginásio para a prática de esportes, com pista de skate, piscina e uma série de atividades para manter o jovem longe da rua e da violência, convivendo aqui dentro de forma solidária e saudável”, disse Leprevost, reafirmando que a política pública para a juventude do Governo Ratinho Junior é levar o jovem para atividades saudáveis, longe das ruas e da violência.

Com um custo total de R$ 3,4 milhões, o Centro da Juventude foi construído para oferecer, à faixa etária entre 12 e 18 anos, atividades esportivas (natação, futsal, vôlei e basquete); prática de skate e oficinas de artes marciais; informática; teatro; danças folclóricas e contemporâneas; oficinas de rádio e jornalismo. O local também vai oferecer cursos profissionalizantes, de artes em geral e eventos relacionados à promoção da cidadania, lazer e convivência familiar e comunitária.

O complexo possui 5.300 metros quadrados e conta com sala multiuso, espaço para dança, quadra poliesportiva, pista de skate, teatro de arena, biblioteca, laboratório de informática, auditório, rádio comunitária, estúdio de gravação, cozinha e piscina semiolímpica.

O prefeito de Irati Jorge Derbli disse que foram dez anos entre a assinatura do primeiro convênio e a conclusão da obra. “Para nós é uma satisfação entregar para a população este espaço, que tem um cunho social muito grande”, disse ele.

Os recursos para a construção do Centro da Juventude de Irati são oriundos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e da Adolescência.

Oito anos paralisado

Após oito anos paralisadas, as obras do Centro da Juventude retomaram este ano. “Estamos cumprindo a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, de retomar e concluir as obras paradas”, explicou o secretário, lembrando a importância do funcionamento do equipamento que vai atender prioritariamente adolescentes pertencentes a comunidades com índices de vulnerabilidade e risco social, encaminhados a partir dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).  “A frequência ao Centro de Juventude será prioridade para os que integram famílias do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)”, afirmou Leprevost.

O Centro da Juventude leva o nome de Nagib Harmuch, em homenagem ao radialista fundador das emissoras Najuá, que tinha grande apreço pelas causas comunitárias, da juventude e divulgação esportiva.

As inscrições podem ser feitas por um período de 30 dias, no horário comercial: das 8 às 11h30 e das 13h às 18h. “Nesse espaço de tempo, vamos fazer também a busca ativa para o público prioritário, que são os jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. Passados esses 30 dias, já teremos atividades sendo ofertadas para essa população inscrita no programa”, explica a secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich.

A inauguração contou com a presença do deputado estadual Artagão Junior.