Ney Leprevost viabiliza mais 12 Cras e Creas para municípios do Paraná 05/10/2020 - 15:12

O secretário da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná (Sejuf), Ney Leprevost, autorizou na última semana o início do procedimento licitatório para a construção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no município de Nova Cantu. Com este processo, já estão sendo viabilizados 12 novos Centros de Atendimentos de Assistência Social no Paraná.

No momento se encontram em execução seis obras de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e de Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) nos municípios de (Anahy, Engenheiro Beltrão, Ibaiti, 2 em Ortigueira e Pontal do Paraná) e outras cinco em fase final de licitação nos municípios de (Campina do Simão, Itaperuçu, Mato Rico, Prudentópolis e Reserva), aguardando os últimos detalhes para começar a sair do papel. O investimento, somado, é de R$ 7,1 milhões.

“Levar dignidade e oferecer oportunidades com serviços sociais é fundamental para quem mais precisa. E os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são espaços essenciais para este atendimento, pois trabalham na ponta com as pessoas mais necessitadas nos municípios”, diz o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social pela comunidade. É uma unidade pública municipal, localizada prioritariamente em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, onde são ofertados ações e serviços de proteção social básica, com o objetivo de fortalecer a convivência familiar e comunitária.

Nas unidades, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Atualmente, o Paraná possui 569 Cras nos 399 municípios do Estado.

(Via Assessoria de Imprensa – Luiz G. Mazza Neto).

GALERIA DE IMAGENS