Paraná tem redução de 42% nas solicitações de Seguro-Desemprego durante a pandemia 13/08/2020 - 12:48

O Estado do Paraná registrou queda no número de requerentes do benefício do Seguro-Desemprego (SD) neste período de pandemia ocasionado pelo coronavírus. Segundo dados fornecidos pelo setor de Intermediação de Mão de Obra (IMO), do Departamento do Trabalho e Estimulo à Geração de Emprego e Renda da Secretária da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) a queda nas solicitações de seguro-desemprego no mês de julho foi de 42,28% em relação a maio. No mês de julho foram 36.149 pedidos enquanto em maio foram 62.634 solicitações.

De acordo com o secretário da Sejuf, Mauro Rockenbach, “ao longo dos últimos meses, mesmo considerando o período da pandemia do coronavírus, os números de demissões caíram. Tivemos saldo positivo de empregos formais, ou seja, o Paraná contratou mais do que demitiu trabalhadores. Este quadro é reflexo das políticas de incentivo aplicadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e de uma postura ativa para o enfrentamento do desemprego na pandemia”.

Uma das políticas de incentivo adotadas pelo Governo do Paraná é a iniciativa em buscar ofertas de vagas nas empresas através das equipes das Agências do Trabalhador. Outra medida é a continuidade nos atendimentos nas Agências para intermediação de mão de obra, por agendamento prévio, nas 217 Agências do Trabalhador do Estado, o que proporcionou a retomada na geração de emprego e renda no Paraná.

AGÊNCIAS - As Agências do Trabalhador do Governo do Paraná conseguiram, no mês de julho, aumentar em 92% a quantidade de trabalhadores inseridos no mercado de trabalho se comparado com o mês de abril, início da pandemia do coronavírus (Covid-19). As unidades que mais colocaram trabalhadores no mercado em julho foram Umuarama (493); Curitiba (207); Cafelândia (196); Cascavel (195); Rolândia (185).

A chefe do Departamento do Trabalho e Estimulo à Geração de Renda da Sejuf, Suelen Glisnki, informou que através de uma comparação entre a os dados de requerentes mensais do seguro-desemprego aos números de desligamentos divulgados pelo Cadastro Geral de Admitidos e Desligados (Caged) no ano de 2020, ficou constatado que houve queda significativa do número total de requerimentos na entrada do seguro-desemprego neste período no Estado.

CAGED - O Paraná registrou saldo positivo de 2.829 empregos com carteira assinada em junho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Foi o sexto melhor resultado do País, atrás de Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás, Maranhão e Pará, e o primeiro balanço positivo após três meses de baixas, apontando certo reequilíbrio da economia.

GALERIA DE IMAGENS