Paraná terá projeto Juventude 4.0 para capacitação do público jovem 07/02/2020 - 17:20

O Paraná será um dos primeiros estado do País a implantar o projeto Espaço 4.0, numa parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e o Governo Federal. Trata-se de um container com equipamentos de última geração, direcionado para capacitação do público jovem de 15 a 29 anos de idade, que será oferecido aos municípios com contrapartida municipal.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07/02) pela secretária Nacional da Juventude Jayana Nicaretta da Silva, em reunião com o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria da Justiça, Samuel Tives, e com o presidente do Conselho Estadual da Juventude, Fauze Salmen, em Brasília.

O espaço será instalado em comunidades de alta vulnerabilidade social e equipado com o que há de mais tecnológico, abrigando oficinas para qualificação dos jovens para o mercado de trabalho, definidas de acordo com um estudo prévio na região, para se adequar às realidades locais com, por exemplo, oficinas de artesanato, marcenaria, entre outros. “A juventude está entre as prioridades da nossa gestão", afirmou o secretário Ney Leprevost, da Justiça, Família e Trabalho.

Samuel Tives explicou que o programa prevê ainda, ações para a redução da exposição à criminalidade e dependência química, a preservação da integridade física e moral de mulheres e pessoas em estado de vulnerabilidade, acessibilidade para pessoas com deficiência e aumento de produtividade e qualidade de vida.

GALERIA DE IMAGENS