Parceria com Safernet vai fortalecer ações da Força-Tarefa Infância Segura na prevenção e combate aos cibercrimes 09/12/2019 - 18:10

O secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), Ney Leprevost, assina nesta quinta-feira (12/12) cooperação técnica com a Safernet Brasil para fortalecer as ações da Força-Tarefa Infância Segura na prevenção e combate aos crimes cibernéticos, por meio da mobilização, sensibilização, educação e promoção do uso ético e cidadão da Internet, especialmente por crianças e adolescentes.

A parceria prevê a formação de educadores, conselheiros tutelares, psicólogos, policiais militares (especialmente atuantes na Patrulha Escolar), assistentes sociais e demais atores do Sistema de garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O ato que celebra a parceria entre a Força-Tarefa Infância Segura e a entidade Safernet Brasil será firmada no Espaço Fani Lerner, localizado no Palácio das Araucárias, às 15h. 

Segundo o secretário da Sejuf, Ney Leprevost, “a presente cooperação técnica dá efetividade ao Pacto Infância Segura, assinado em fevereiro de 2019, especialmente no que se refere a Ação 05 para Prevenção a Crimes Sexuais Cibernéticos Contra a Criança e o Adolescente e a Ação 09 de Capacitação interdisciplinar continuada de profissionais do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente”.

Para Felipe Hayashi, Chefe do Departamento de Justiça e responsável por articular a cooperação com a Safernet, “a violência praticada por meios virtuais tem se tornado cada vez mais frequente na era digital, como a discriminação e a intimidação on-line, a pornografia de vingança, o aliciamento e abuso sexual e a sextorsão. Pretendemos trazer conhecimento técnico aos profissionais para que atuem como torres de vigia na prevenção desses males. A parceria está alinhada com as ações da Força Tarefa Infância Segura e o do Programa Reconecte, com ampla abrangência no Estado do Paraná.”

*Safernet* - A SaferNet Brasil é uma entidade referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos na Internet, e tem se fortalecido institucionalmente no plano nacional e internacional pela capacidade de mobilização e articulação, produção de conteúdos e tecnologias de enfrentamento aos crimes cibernéticos e pelos acordos de cooperação firmados com instituições governamentais, a exemplo do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

A SaferNet integra um time de parceiros que concentra força e competência para aumentar a segurança na Internet. São parceiros as empresas: Google; Facebook; Vivo; Twitter, do setor público Ministério Público Federal; Ministério dos Direitos Humanos; Polícia Federal e  organizações internacionais como Unicef, dentre outros.