Procon-PR oficia Abragás pela falta de gás de cozinha em estabelecimentos de Curitiba e região 30/03/2020 - 16:50

Devido às dúvidas e reclamações geradas pela falta de gás de cozinha em estabelecimentos de Curitiba e região, o Procon-PR oficiou a Associação Brasileira de Entidades de Classe das Revendas de Gás LP (Abragás) para que oriente as revendas, evitando o desabastecimento do produto.

O documento reforça sugere a  limitação quantitativa dos botijões vendidos por consumidor, dentro do bom senso e de acordo com o estoque de cada estabelecimento, de modo a garantir o abastecimento do mercado e atender às necessidades de todos os consumidores. “Estamos acompanhando todo o processo nos estabelecimentos que vendem gás de cozinha para que não gerem problemas ao consumidor em relação à falta do produto e aumento no preço”, explica o secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), Ney Leprevost.

A Abragás e o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) também emitiram um comunicado esclarecendo o transtorno na entrega dos produtos. O texto explica que o atraso na reposição é resultado do aumento da procura devido à pandemia do Covid-19, e que não houve redução no fluxo de entrega do produto considerando uma demanda normal. “O que ocorreu foi uma leve antecipação de compras por consumidores preocupados com a pandemia, e o isolamento social. Repudiamos veementemente este comportamento, pois não existe motivação para subida acentuada do preço”, diz a nota.

 “Pedimos aos consumidores que não estoquem gás desnecessariamente”, reforça o secretário Ney Leprevost.

Preços - Além disso, o Procon, em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Delcon) está apurando denúncias de aumentos abusivos praticados na revenda dos botijões. “A constatação dos abusos resultará em multas que variam de R$ 600 a R$ 8.000.000, além da aplicação das sanções penais cabíveis”, diz a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano.