Secretaria apoia as ações do Dia Internacional da Síndrome de Down no Paraná 20/02/2020 - 18:08

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho vai apoiar as atividades do Dia Internacional da Síndrome de Down, em 21 de março, no Paraná. A participação foi definida nesta quinta-feira (20/02), quando o secretário Ney Leprevost recebeu a presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (Fepasd), Noemia da Silva Cavalheiro, e a diretora financeira da instituição, Izabel Cristina Doi.

O tema deste ano, sugerido pela Down Syndrome Internacional, é “Nós Decidimos” – e tem a intenção de reforçar a autonomia que as pessoas com Síndrome de Down devem ter para a tomada de decisões.

“O princípio ‘Nós decidimos’ expressa que as pessoas com Síndrome de Down sabem o que é melhor para elas e que devem ser valorizadas como colaboradoras integrais e essenciais para todas as comunidades do mundo”, explicou Noemia.

“A data é importante para divulgar os direitos das pessoas com Síndrome de Down, acabar com qualquer resquício de preconceito e reforçar que é importante exercitar essa autonomia desde a primeira infância”, disse o secretário Ney Leprevost.

A programação das atividades será divulgada em breve pela Federação.