Secretaria da Justiça, Família e Trabalho alerta sobre cuidados com o uso do álcool líquido 70% 25/03/2020 - 21:06

As entidades que abrigam idosos pelo estado inteiro e que estão recebendo as doações prioritárias de álcool líquido 70% se comprometeram a seguir orientações determinadas pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf).

De acordo com o secretário da Sejuf, Ney Leprevost, “o produto deverá ser utilizado única e exclusivamente para as ações preventivas e de assepsia do órgão solicitante e os funcionários devem ser orientados sobre a correta utilização do produto, não o deixando em locais com trânsito de outras pessoas, de forma a evitar qualquer tipo de acidente”, reforçou.

Ainda estão sendo recomendadas outras orientações que devem ser aplicadas pelas entidades a partir do recebimento do produto.

- O àlcool é inflamável, devendo o cuidado ser redobrado em virtude dessa característica; o produto deverá ficar fora do alcance de crianças;

- o produto não deve, em hipótese alguma, ser ingerido, ficando à carga da entidade a instrução dos funcionários e pessoas que poderão utilizar;

- é expressamente proibida a comercialização bem como a utilização do produto em locais alheios a entidade solicitante;

- a entidade receptora será responsável pela correta aplicação e destinação final do produto, não podendo o mesmo ser comercializado em hipótese alguma.

O produto doado ao Governo do Paraná pela Associação de Produtores de Álcool e Açucar do Paraná (Alcoopar) foi processado e embalado de forma voluntária pela empresa Refriko. A distribuição de álcool líquido está sendo feita pela Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho; Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação. 

Os cuidados também devem ser adotados por quem adquirir o produto nos supermercados.