Secretaria da Justiça e MON lançam projeto Piá nas Artes para crianças e adolescentes 28/02/2020 - 14:35

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e o Museu Oscar Niemeyer (MON) uniram forças para levar mais cultura e conhecimento às crianças paranaenses. O projeto Piá nas Artes – iniciativa que prevê visitas mediadas e oficinas de arte, entre outras atividades, a crianças e adolescentes em situação de acolhimento, socioeducação, comunidades indígenas, povos tradicionais, quilombolas e estudantes de escolas públicas – será lançado nesta quarta-feira (04/03) no auditório do MON, a partir das 15h, pelo secretário Ney Leprevost e pela diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.

O Piá nas Artes ofertará minicursos de artes visuais com técnicas de xilogravura, caixas de leite longa vida recicladas, isopor e papelogravura e, numa segunda etapa, abordagem da técnica e história da fotografia, com a formação de rodas de conversa para discussões sobre artes, espaço museológico, curadoria, percepção e estética. “Acreditamos que a arte é o melhor caminho para o ser humano desenvolver suas habilidades emocionais. Vamos proporcionar atividades de arte educação para estimular em crianças e adolescentes a aquisição de conhecimentos sobre artes visuais, fotografia e design para enriquecimento do repertório pessoal e coletivo”, diz Leprevost. “O objetivo é reforçar o papel do Museu como um espaço de construção de cidadania e respeito ao próximo”, lembra Juliana Vosnika.

Esta é mais uma iniciativa do governo Ratinho Junior em prol das crianças – uma prioridade da gestão. Participarão do Piá das Artes os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em uma das 27 unidades do Paraná (Censes e Casas de Semi-Liberdade), crianças das aldeias indígenas situadas em Curitiba e Região Metropolitana, de quilombos, além de povos tradicionais, como ciganos e de matriz africana.

As aulas do primeiro módulo (técnicas de gravura) serão realizadas de março a junho. De julho a novembro, serão as oficinas de fotografia.

_________

SERVIÇO

Lançamento do projeto Piá nas Artes

  • Data: 04/03 (quarta-feira)
  • Horário: 15 horas
  • Local:  Museu Oscar Niemeyer (MON) - Rua Marechal Hermes, 999 - Curitiba – Paraná

GALERIA DE IMAGENS