Secretaria da Justiça entrega Cras em Ipiranga 18/02/2020 - 18:34

Mais um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) foi entregue pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. A unidade de Ipiranga foi inaugurada nesta terça-feira (18), pelo prefeito Luis Carlos Blum, a primeira dama e secretaria de ação social Vera Blum e  a chefe Escritório Regional de Ponta Grossa Karina Fraccaro. “A obra custou R$ 560 mil, e os recursos são oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do programa Nossa Gente Paraná, com contrapartida do Tesouro Estadual”, explicou o secretário Ney Leprevost, lembrando que ainda este ano serão entregues oito novos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e três novos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O Programa Gente Nossa Paraná é prioridade do governo Ratinho Junior como ferramenta na erradicação da extrema pobreza, onde todos saem ganhando: a família que passa a ter melhores condições de vida; o município no fortalecimento da gestão dinamizando a oferta de serviços; e o Estado na melhoria dos indicadores sociais.

Serão beneficiados com unidades do Cras os municípios de Amaporã, Campina do Simão, Ibaiti, Itaperuçu, Mato Rico, Prudentópolis, Ribeirão do Pinhal e Tamboara e, com Creas, os municípios de Ortigueira, Pontal do Paraná e Reserva.  “O Gente Nossa Paraná é um programa que visa o protagonismo, proteção e emancipação  das  famílias  que  vivem  em  situação  de  maior  vulnerabilidade  social  em  todo  o  Estado”, explica o secretário Ney Leprevost, salientando a importância do trabalho prestado nos Creas e Cras, que são os locais onde as pessoas com vulnerabilidade social são atendidas nos municípios.

Para Leprevost, o Estado faz repasses contínuos para a assistência social, com atenção aos mais vulneráveis e a construção de estruturas em diversas cidades. “São espaços fundamentais, porque trabalham na ponta com as pessoas mais pobres”, disse.

O que são – A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) tem a centralidade na família como foco para o trabalho social a ser desenvolvido pelos serviços da rede socioassistencial. Assim, os Cras e Cras são espaços que visam o empoderamento das famílias e de seus membros para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e risco social, contribuindo para a construção e reconstrução das relações familiares e comunitárias.

Conforme dispõe a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Cras, equipamento da Proteção Social Básica, visa a prevenção da ocorrência de situações de vulnerabilidade social e risco nos territórios. Já o Creas, equipamento da Proteção Social Especial de Média Complexidade, visa o trabalho social com as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de direitos. Ou seja, enquanto o Cras previne situações de vulnerabilidade social e risco, o Creas “trata” das consequências ocasionadas pela  vulnerabilidade e risco social.