Secretaria da Justiça lança campanha pela garantia dos direitos da pessoa idosa 14/05/2020 - 20:11

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf) lança nesta sexta-feira (15) a Campanha "Vidas 60+", que coloca em discussão temas sobre  o valor e o direito à vida da pessoa idosa,  a preservação das memórias vivas  e os cuidados emergenciais neste momento de pandemia da Covid-19.

Ao longo dos meses de maio e junho serão executadas ações prioritárias e explicativas sobre o acompanhamento do idoso neste enfrentamento ao Covid-19, fortalecendo o papel da pessoa idosa e garantindo os direitos dessa população. “Neste momento de isolamento social, os idosos -- que formam o principal grupo de risco do coronavírus -- precisam mais do que nunca estar com a família e se reinventar, sempre mantendo os cuidados. É o nosso dever orientar e estimular o estreitamento dos laços dessas famílias com o idoso”, explicou o secretário Ney Leprevost.

As ações terão início nesta sexta-feira com uma videoconferência em comemoração ao Dia da Família, com a temática ‘Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPI: Vidas Protegidas", que posteriormente será disponibilizada nas páginas da Secretaria, com as participações do prof. dr. Edgar Nunes de Moraes, do presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI-PR), prof. Jorge Nei Neves, e da Coordenadora da Política da Pessoa Idosa, Adriana Santos de Oliveira.

Outra ação da campanha Vidas 60+ será  o lançamento da cartilha “Comer Bem para não Adoecer: Guia de Alimentação para a Pessoa Idosa”, reforçando os cuidados diários da pessoa idosa com a alimentação. Além da cartilha, um E-book (livro digital) da Campanha Vidas 60+ será elaborado e divulgado com os principais pontos abordados nas ações da campanha.  

Debates também serão promovidos em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, com a temática: Quem é éla? Mulher, Idosa e Cuidadora; e ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com a temática: "Vidas 60+: Eu protejo, eu respeito".