Secretaria da Justiça leva informações sobre o combate ao abuso sexual infantil pela internet para todo o Paraná 18/05/2020 - 15:44

Uma live realizada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho reuniu na manhã desta segunda-feira (18 de maio), o delegado federal, chefe do Departamento de Justiça e coordenador da Força Tarefa Infância Segura Felipe Hayashi; a chefe do Departamento de Politica da Criança e do Adolescente e presidente do Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente (Cedca) Angela Mendonça; a psicóloga Jasmine Monteiro, da coordenação estadual do programa Criança Feliz e a deputada Federal Leandre Dal Ponte, presidente da Frente Parlamentar da Primeira infância. Eles debateram sobre as ações do Governo do Paraná para prevenir e combater o abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Felipe Hayashi apresentou as ações da Força Tarefa Infância Segura no combate à violência e violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes, lembrando ainda são assustadores os dados estatísticos de abuso e exploração sexual contra a infância e jovens.

Angela Mendonça lembrou o caso Aracelli, ocorrido há 47 anos em Vitória, Espírito Santos, afirmando que sua morte não foi em vão. “A menina, com apenas 8 anos foi abusada, espancada, seviciada e morta”, disse ela, convidando a todos a fazer parte do Pacto da Infância.

Angela falou sobre a liberação de R$ 20 milhões do Fundo da Infância e Adolescencia (FIA), do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA), que estão sendo destinados para a implantação do Cartão Futuro Emergencial, um programa que prevê a inserção no mercado de trabalho de jovens aprendizes, priorizando os que estejam em situação de maior vulnerabilidade, proporcionando ainda formação técnica, profissional e remuneração mensal, bem como a manutenção de até 15 mil postos de trabalho para adolescentes aprendizes de todo o Paraná, durante o Covid-19.

A deputada Leandre Dal Ponte disse que o compromisso e a tarefa da Frente Parlamentar da Primeira infância é garantir os direitos de crianças e adolescentes, conscientizando a conscientizar a sociedade sobre a importância da denúncia.

 

Para denunciar basta ligar para o telefone 181, a ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Estado do Paraná a qualquer hora, pois o atendimento do funciona 24 horas, todos os dias da semana, ou acesse www.181.pr.gov.br pelo computador, tablet ou smartphone, siga as instruções e realize sua denúncia com tranquilidade e segurança.

 

Denúncias também podem ser feitas pelo e-mail infanciasegura@sejuj.pr.gov.br

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS