Secretaria da Justiça leva serviços de cidadania e atividades gratuitas a Matinhos nesta sexta e sábado 14/01/2020 - 15:51

Uma ação de cidadania promovida pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho como parte da Operação Verão Maior do Governo do Paraná vai movimentar Matinhos nesta sexta e sábado (17 e 18 de janeiro), com serviços e atividades gratuitas a moradores e veranistas. A ação acontecerá na Avenida Paranaguá (PR 412), esquina com Avenida Brasil, das 15 às 20 horas

Serão oferecidas vagas de emprego no ônibus itinerante da Agência do Trabalhador, que estará oferecendo ainda preenchimento de cadastro de trabalhadores e auxílio na emissão da Carteira de Trabalho digital.

A van da Nota Paraná estará no local promovendo educação fiscal, com orientação ao cidadão sobre a importância de solicitar a nota fiscal, bem como explicar como funciona o Nota Paraná pelo aplicativo de celular, além de cadastro de novos usuários, emissão de cartão e consulta de saldo. Já Detran e Sanepar estarão atendendo os usuários para sanar dúvidas e, o Tribunal de Justiça fará alguns serviços jurídicos gratuitos.

A Polícia Civil estará presente para registro de Boletim de Ocorrência (B.0.) de furto de documentos pessoais (RG, Título de Eleitor, CNH, CPF, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), de eletrônicos (celular, notebook, tablet e outros), financeiros (cartão de crédito, cheques) extravio ou furto de placa de veículo e pessoas desaparecidas.

Diversão para crianças e adolescentes - Tanto na sexta quanto no sábado haverá atividades para as crianças com a Caixa de Brincadeiras, bolinha de sabão e camarim de pintura, além de jogos de bets, frescobol e bola, por meio do programa Família na Praia.  Já os jovens poderão interagir com as apresentações de Shinobi Spirit, Beach Park, concurso de Cosplay, Flash Mob Knop, improviso com Fred Bola e balada nerd na praia. Também haverá a oferta de cadastro para o ID Jovem – o documento que possibilita o benefício de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Também haverá distribuição de material explicativo sobre a campanha “Não Engula o Choro” e informações sobre o Detox Digital, com o objetivo de alertar a população para a utilização ética, saudável e segura dos recursos tecnológicos digitais, bem como os riscos ocultos do uso excessivo de celulares, videogames, computadores e demais equipamentos que se conectam à internet.

Pessoas com deficiência - Para as pessoas com deficiência, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho,  em parceria com a Sanepar,  estará colocando à disposição, na areia da praia, as cadeiras anfíbias que permitem a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção tomar banho de mar com segurança. As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar, cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, uma equipe capacitada auxilia as pessoas em seu uso.

Também estarão sendo disponibilizados, para as pessoas com deficiência e renda familiar per capita até 2 salários mínimos paranaense, o cadastro no programa Passe Livre, um benefício que assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiências. Essa isenção se estende também às pessoas que possuem algumas doenças crônicas (insuficiência renal crônica, doença de Crohn, câncer, transtornos mentais graves, HIV, mucoviscosidade, hemofilia e esclerose múltipla), e estar em tratamento médico continuado em município diferente de onde reside, em todo o Paraná.

As informações sobre a prevenção à violência contra a mulher poderão ser obtidas no Ônibus Lilás, que ainda estará com atendimento psicossocial e multidisciplinar em salas fechadas, para garantir privacidade às mulheres. Também haverá  assistência à saúde e aferição de pressão.

Já os artesãos poderão fazer no local o cadastro para o registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), e a emissão da carteira nacional do artesão, que permite ao profissional participar de feiras, eventos e capacitações apoiadas pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Matinhos e contará com animação da dupla Willian e Renan, na sexta-feira, a partir das 18 horas.

Ação de Cidadania

• Dias - 17 e 18/01 (sexta e sábado)
  • Das 15 às 19 horas
  • Matinhos - Avenida Paranaguá (PR 412), esquina com Avenida Brasil.