Secretaria da Justiça repassa vans utilitárias para Centros de Socioeducação e Força-Tarefa Infância Segura 03/07/2020 - 13:05

Os chefes dos departamentos da Justiça e da Socioeducação da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) receberam nesta sexta-feira (03), no pátio do Palácio Araucária, no Centro Cívico, 13 VANS utilitárias Ducato. “Um dos novos veículos será utilizado em ações da Força Tarefa Infância Segura, programa vinculado ao Departamento de Justiça, e criado pelo ex-secretário Ney Leprevost para o combate aos crimes contra crianças e adolescentes”, disse Felipe Hayashi, chefe do Departamento de Justiça da Secretaria.

Para o chefe do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease), Amilton Antonio de Oliveira, “as outras 12 Vans foram enviadas aos Censes – Centros de Socioeducação que fazem parte do programa Paraná Seguro”, disse ele, lembrando que esta ação é mais uma amostra do trabalho do Governo do Paraná para garantir segurança aos servidores e adolescentes que são transportados diariamente pelas rodovias e município de nosso Estado. Amilton também afirma que serão reduzidas despesas com manutenção dos veículos.

O valor do contrato é de R$ 1,4 milhões, com recursos oriundos do Paraná Seguro, um programa do Governo do Estado criado para contribuir na redução dos índices de criminalidade violenta de jovens entre 12 a 21 anos, implantado em 27 (vinte e sete) municípios paranaenses, escolhidos previamente pelo governo estadual e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com base em dados estatísticos de concentração de situações de vulnerabilidade social, exposição às violências em geral e, à vitimização letal, em particular.

Serão beneficiadas com as vans utilitárias, as Unidades de Socioeducação de Cascavel (2), Curitiba (2), Foz do Iguaçu (1), Londrina (2), Maringá (1), Piraquara (1), São José dos Pinhais (1), Toledo (1) e Umuarama (1).

As unidades de socioeducação promovem os princípios de atenção integral e prioritária do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, a partir da articulação de ações de prevenção de fatores de risco e promoção de fatores de proteção, com o objetivo de (re) instituir os direitos, interromper a trajetória infracional e permitir aos adolescentes a inclusão social, educacional, cultural e profissional, criando oportunidades de construção de projetos de autonomia e emancipação cidadã.

GALERIA DE IMAGENS