Secretário Mauro Rockenbach apresenta a nova galeria histórica de ex-secretários da Justiça do Paraná 04/08/2020 - 13:44

O secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), Mauro Rockenbach, inaugurou nesta terça-feira (04), em cerimônia simbólica, a galeria de ex-secretários de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná. Chamada de galeria João Ferreira Leite, o espaço é uma homenagem ao primeiro secretário da Justiça do Paraná.

“Uma grande responsabilidade em comandar uma pasta com esta dimensão e, ao mesmo tempo, tenho orgulho de fazer parte deste trabalho. Com a secretaria hoje temos a missão de levar dignidade, oportunidade e cidadania aos paranaenses, dando continuidade ao trabalho que foi desenvolvido pelos ex-secretários”, destacou Mauro Rockenbach.

A cerimônia contou com a presença de alguns ex-secretários da Justiça, Família e Trabalho nos últimos anos. O empresário Ederson Colaço, que exerceu o cargo de secretário da Justiça, Família e Trabalho em 2020; o deputado estadual Artagão Junior que foi secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, entre 2016 e 2018 e o deputado estadual Luis Claudio Romanelli que exerceu o cargo de secretário Estadual do Trabalho, entre 2011 e 2014. O deputado federal Ney Leprevost, que foi o primeiro secretário da nova pasta, entre 2019 e 2020, não pôde estar presente no ato, mas agradeceu e desejou sucesso ao secretário Rockenbach.

Participou também da solenidade, o ex-diretor de Justiça, Cidadania e Trabalho, Antônio Devechi, que idealizou, juntamente com o chefe adjunto do Departamento de Atendimento Socioeducativo da Sejuf (Dease),  Amaro do Nascimento, a criação da galeria na gestão passada.

UMA DAS PRIMEIRAS SECRETARIAS DE ESTADO - Uma das primeiras Secretarias de Estado, a Sejuf foi criada em 1892 pela Lei nº 1, de 27 de abril de 1892, com o nome de Secretaria dos Negócios do Interior, Justiça e Instrução Pública. Seu primeiro secretário de Estado foi João Ferreira Leite.

Em 1987, devido a uma reestruturação no Poder Executivo e no Sistema de Administração Pública do Estado do Paraná, a Secretaria de Estado da Justiça foi instituída com destaque às seguintes atribuições: supervisão e fiscalização da aplicação de penas de reclusão e de detenção, bem como a administração do sistema penitenciário; o relacionamento administrativo com os órgãos da Justiça; o cadastro de provimento e vacância dos ofícios e serventias da Justiça; a perfeita integração com o Governo Federal sobre matéria de aplicação de Justiça; a orientação e a proteção ao consumidor; a postulação e a defesa dos direitos dos juridicamente necessitados; e outras atividades correlatas.

Para acompanhar a história da Sejuf na íntegra, acesse aqui.

GALERIA DE IMAGENS