Sejuf e Procon deflagram operação de combate a abusos nos preços do gás de cozinha 02/04/2020 - 18:52

Devido ao grande recebimento de reclamações geradas pela falta de gás de cozinha ou preços abusivos na venda do produto em estabelecimentos de Curitiba e região, o secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná deflagrou nesta quinta-feira (02) a operação para combate a abusos nos preços do gás de cozinha. A blitz para averiguação nas revendas de gás GLP foi uma ação conjunta com o Procon-PR, Polícia Militar, Controladoria Geral do Estado (CGE) e Corpo de Bombeiro.

Foram fiscalizados presencialmente e notificados cinco estabelecimentos para averiguação dos preços do botijão de gás. Agora, os revendedores têm 48 horas para apresentação das notas fiscais de compra do produto.

“O Procon está indo até os estabelecimentos para fazer uma verificação nos preços dos produtos. Quando é detectado um preço acima do comum em um estabelecimento, isso é um indicativo de que há um abuso. Porém, para comprovar juridicamente que há realmente um abuso, é preciso comparar a nota fiscal de compra do estabelecimento com o preço de venda para o consumidor final”, explicou o secretário da Sejuf, Ney Leprevost.

 “A constatação dos abusos resulta em multas que variam de R$ 600 a R$ 8.000.000, além da aplicação das sanções penais cabíveis”, diz a chefe do Procon-PR, Claudia Silvano.

CANAIS PARA DENÚNCIA - Os canais que consumidor pode reclamar são os sites www.consumidor.gov.br ou www.procon.pr.gov.br.

GALERIA DE IMAGENS