Sejuf é a grande vencedora do Prêmio Sesi ODS 2019 05/09/2019 - 19:08

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná foi a grande vencedora do prêmio SESI ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2019 na categoria “Poder Público”, com o programa Renda Agricultor Familiar, que beneficia 5.600 famílias rurais em situação de vulnerabilidade social de 156 municípios paranaenses. A revelação dos vencedores foi realizada nesta quinta-feira (05/09), em solenidade no Campus da Indústria, em Curitiba.

“O programa Renda Agricultor Familiar leva dignidade e melhores condições de vida às famílias carentes das áreas rurais do estado, promovendo a saúde, abastecimento e cidadania aos mais necessitados, além de empregabilidade, numa bela parceria com a Emater”, disse o secretário Ney Leprevost, lembrando que a diminuição da desigualdade no Paraná é um dos principais objetivos do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O Renda Agricultor Familiar já investiu R$ 11 milhões em ações de saneamento básico, produção de alimentos para autoconsumo e venda de excedentes, além de apoio a processos produtivos (aquisição de insumos agrícolas, aquisição de ferramentas, máquinas e pequenos implementos, construção de instalações e acesso ao mercado), com recursos  financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Como funciona - A parceria com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, por meio da Emater, permite a execução de ações que possibilitam aos agricultores beneficiados o acesso às políticas públicas e programas que visam o desenvolvimento rural sustentável. Para subsidiar essas atividades, a Sejuf repassa a cada família um auxílio financeiro de até R$ 3 mil, em duas parcelas que vão sendo desembolsadas conforme o desdobramento do projeto que é acompanhado pelo extensionista da Emater.

Os extensionistas elaboram, junto com a família, um projeto de estruturação da unidade produtiva familiar, que pode abranger atividades em três áreas: saneamento básico (com construção de banheiro e proteção de fontes), produção para autoconsumo e apoio a processos produtivos (geração de renda através de atividades agrícolas e não-agrícolas).

Prêmio ODS - O prêmio ODS 2019 reconhece ações e projetos realizados por indústrias, empresas, organizações não governamentais e instituições públicas para beneficiar pessoas, o planeta e para a prosperidade. O objetivo é fortalecer a paz universal com mais liberdade, a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, que é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

“O programa Renda Agricultor Familiar leva dignidade e melhores condições de vida às famílias carentes das áreas rurais do estado, promovendo a saúde, abastecimento e cidadania aos mais necessitados, além de empregabilidade, numa bela parceria com a Emater” - Ney Leprevost

GALERIA DE IMAGENS