Sejuf participa de operação internacional contra crimes de abuso sexual infantil 04/09/2019 - 17:36

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, por meio da Força da Força-Tarefa Infância Segura de Combate a Crimes Contra a Criança, participou nesta quarta-feira (04/09) em Brasília do lançamento da quinta fase da Operação Luz na Infância, deflagrada pelo Ministério da Justiça em conjunto com várias forças policiais brasileiras e estrangeiras com o objetivo de identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet.

O secretário Ney Leprevost foi representado pelo chefe do Departamento da Justiça e coordenador da Força-Tarefa Infância Segura, Felipe Hayashi.

No Estado do Paraná, a investigação policial foi conduzida e executada pelo Delegado de Polícia José Barreto de Macedo Júnior, coordenador do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil do Paraná (Nucria), em conjunto com a Delegacia de Defesa Institucional (Delinst), da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, que obtiveram mandados de busca e apreensão junto à Justiça Estadual e Federal em Curitiba, Londrina e Maringá.

Além da repressão, o Coordenador nacional da operação, Delegado de Polícia Alessandro Barreto, responsável pelo Laboratório de Inteligência Cibernética da Seopi, destacou a importância da prevenção a esses crimes cibernéticos, citando possíveis insuficiências na identificação de usuários da internet por meio dos provedores.

“A expertise e os resultados desta operação transnacional serão utilizados para o desenvolvimento da Ação 5 do Pacto Infância Segura, cujo objetivo é a prevenção de crimes sexuais cibernéticos contra crianças e adolescentes no Estado do Paraná, mediante campanha de conscientização da família e da população em geral, balizada em informações estratégicas do perfil do agressor e da vítima”, reforçou o coordenador da Força Tarefa Infância Segura, Felipe Hayashi.

No total a operação tem como alvo 105 mandados de busca e apreensão no Brasil e em mais seis países, de arquivos com conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes.

As políticas públicas integradas de proteção à criança e ao adolescente em âmbito estadual também foram pauta de agenda com o Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, e com a Secretária Nacional de Justiça, Maria Hilda Marsiaj, os quais manifestaram apoio às iniciativas nos estados do Paraná e Santa Catarina e destacaram o Pacto Nacional pela Implementação da Lei 13.431/2017.

“Nossa parceria com o Ministério da Justiça é fundamental para aumentarmos a rede de proteção às crianças em todo o Paraná”,

destaca o secretário Ney Leprevost, idealizador da Força-Tarefa Infância Segura, lembrando que esta é uma prioridade do governador Ratinho Junior.