Seminário orienta crianças e adolescentes sobre os cuidados com crimes na internet 11/10/2019 - 17:46

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf) promoveu na semana da criança o Seminário Reconecte – Criança, Adolescente e Família na Era Digital para orientar os jovens sobre os cuidados que devem ser tomados com os crimes cibernéticos. A proteção e a atenção à criança é uma prioridade do governo Carlos Massa Ratinho Junior.

A ação faz parte do Programa Reconecte e do Detox Digital Paraná, ligados à Força-Tarefa Infância Segura da Sejuf, com apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

O secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Ney Leprevost, participou do seminário e destacou a importância de estimular o debate sobre os crimes cibernéticos na era digital. “Conversamos com crianças e adolescentes sobre os cuidados que devem ser tomados com a internet e redes sociais, orientando e proporcionando uma série de palestras e informações. É muito importante que pais, professores, colegas fiquem atentos com situações de violência e abusos contra infância e denunciem imediatamente pelo número 181, que é o Canal de Denúncias do Governo do Paraná”.

De acordo com a coordenadora do Programa Reconecte da Sejuf, Cineiva Tono, “temos o foco na orientação das crianças, adolescentes e jovens sobre como prevenir os riscos e efeitos nocivos do mau uso da Internet, com crimes cibernéticos e dependência tecnológica, temas que são destaques na atualidade”, reforçou Cineiva.   

As palestras foram realizadas pelo delegado Titular do Nuciber da Polícia Civil do Paraná,  Demetrius Gonzaga, o acadêmico de Psicologia da Unibrasil, Rudhyero Marcondes e a assistente social da Sejuf, Denise Zugman.

Participaram da ação alunos e professores do Colégio Estadual do Paraná e do Colégio Estadual Amâncio Moro, aprendizes da Organização Social ELO, representantes da Secretaria de Estado da Educação, da Comissão da Criança da Assembleia Legislativa e de Instituições públicas, privadas. Também estiveram presentes no seminário o chefe do Departamento da Justiça e coordenador da Força-Tarefa Infância Segura, Felipe Hayashi a chefe do Departamento de Políticas para Criança e Adolescente da Sejuf, Ângela Mendonça.

DIA DA CRIANÇA - No Dia da Criança, 12/10 (sábado), será realizada mais uma edição do Família no Parque em Curitiba, desta vez no Parcão (atrás do Museu Oscar Niemeyer). De manhã e à tarde haverá muitas atividades ao ar livre para a criançada, com brinquedos infláveis, “caixa do brincar” com jogos lúdicos, oficinas de musicalização e capoeira e recreação com professores especializados, com os parceiros Unibrasil, Escola de pais, Oi Caixinha e Arteterapia.

GALERIA DE IMAGENS