Tecnologia assistiva permite que site da Secretaria da Justiça seja acessível a pessoas com deficiência auditiva 03/04/2020 - 15:20

O site da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (www.justica.pr.gov.br) agora conta com um software que possibilita a deficientes auditivos, visuais e intelectuais, pessoas com síndrome de down e analfabetos funcionais a possibilidade de acesso e de entendimento das informações e textos. “É um recurso inovador  de tecnologia assistiva capaz de traduzir textos para Libras e de converter para voz, oferecendo às pessoas com necessidades especiais a possibilidade de entender os textos na internet”, explica o secretário Ney Leprevost. O aplicativo estará disponível durante os próximos 30 dias, em fase de testes.

Com tecnologia de ponta totalmente nacional, o Rybená (nome do software) elimina barreiras de comunicação e facilita ao internauta o acesso às informações publicadas. “Com esta ferramenta o site da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho passa a oferecer vários recursos de acessibilidade, como contraste de letras, aumento das fontes e um sintetizador de voz que lê as notícias em destaques”, resume chefe do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Felipe Braga Côrtes.

Como funciona - Ao acessar o site www.justica.pr.gov.br em desktop ou notebook, basta selecionar o texto desejado e clicar num os ícones do Rybená do lado esquerdo da tela. Basta escolher a opção “Libras” ou “Voz”. Imediatamente a assistente virtual passará a “ler”o texto ou traduzir para libras.

Em smartphones, é preciso primeiro baixar o app do Rybená. Depois, ao acessar o site da Sejuf, é preciso copiar o texto selecionado e colar em seguida no app, para então selecionar a opção voz ou libras.

O usuário ainda pode escolher a velocidade da tradução para a linguagem brasileira de sinais, através das configurações do serviço. Também é possível repetir a tradução feita por último, seja por libras ou voz, ao clicar no ícone de atualizar na parte superior da tela. O aplicativo oferece um histórico com as palavras e frases traduzidas. Para isso, basta clicar sobre elas para traduzir novamente, podendo escolher entre voz e libras.

 

GALERIA DE IMAGENS