Tecnologias para inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência são temas de Workshop internacional em Curitiba 18/11/2019 - 16:11

Explanar e elaborar propostas de Políticas Públicas das Tecnologias Assistivas em rede no Paraná é o foco do 1º Workshop Internacional sobre Tecnologias Assistivas que está sendo realizado pelo Departamento da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e pela Fundação Araucária, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

As tecnologias assistivas são recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão social.

Durante a abertura nesta segunda-feira (18), o chefe do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Côrtes, destacou a importância de incluir a pessoa com deficiência nas tecnologias assistivas.  “Não tem como promover a inclusão da pessoa com deficiência sem tecnologia. Precisamos levar uma melhor qualidade de vida para este público e essas tecnologias vão facilitar o condicionamento no seu dia a dia”, disse Braga Côrtes.

De acordo com o secretário Ney Leprevost, “o Estado está buscando inovação e as tecnologias assistivas possibilitam a inclusão e acessibilidade de quem precisa”.

“O networking sobre esse assunto é necessário para que possamos debater o avanço dessas tecnologias na política para pessoa com deficiência”,  disse o superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

Segundo o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, “precisamos entender a importância dessas tecnologias para as pessoas e com isso junto fazer mais e desenvolver novos mecanismos de acessos para esse público prioritário”.

“Compareço aqui hoje como cidadão cego e compartilho da minha experiência profissional, minha carreira na magistratura, no ministério público e de antigamente não ter tecnologias que dessem o suporte necessário como hoje temos então as tecnologias são fundamentais para que os cegos tenham esse acesso”, disse o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ᵃ Região, Ricardo Tadeu da Fonseca, que é deficiente visual.

O evento, que conta com participação da Escola de gestão em Direitos Humanos na organização, é aberto ao público em geral que deseja assistir as palestras e também conhecer as pesquisas em relação ao tema.

Já a programação de terça-feira (19/10) é destinada apenas para pró-reitores e pesquisadores convidados.

GALERIA DE IMAGENS