Terceiro módulo do Curso da Força-Tarefa Infância Segura aborda a violência contra a criança e o adolescente 10/12/2019 - 17:45

Foi realizada nesta terça-feira (10/12) mais uma etapa do Curso Formação de Profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná - Curso Fortis. Foi o terceiro Módulo do curso promovido pela Força-Tarefa Infância Segura e teve como tema “A violência contra a criança e o adolescente”.

São mais de 600 profissionais de 200 municípios do Paraná participando. Dentre o conteúdo abordado constaram abordagens históricas e socioculturais da violência contra criança e adolescente; tipos de violências; identificação de sinais e sintomas de violências segundo os tipos, alterações de comportamento, lesões, características familiares; diferença entre violência sexual e pedofilia; comportamento autolesivo e ideação suicida; bullying e formas de violência na escola.

O curso foi veiculado via videoconferência para os 22 Escritórios Regionais da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e também para algumas regionais de saúde do estado. “A Força-Tarefa Infância Segura é uma das principais ações do Governo do Paraná para a proteção das nossas crianças, e a capacitação de todos os profissionais envolvidos com o sistema de garantia de direitos é fundamental nesse processo”, diz o secretário Ney Leprevost.

Os docentes deste módulo foram representados pelas áreas da sociologia, pediatria, psiquiatria, pediatria, educação: Samara Feitosa, Emerson Peres, Iolanda Novadski, Sabrina Stefanello, Rosineide Fréz e Douglas Moreira.

No total, o Curso Fortis terá oito módulos – os próximos cinco serão realizados em 2020.