Mente Sã em Corpo São II

 

Instituição: Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – ACRICA

Missão: Contribuir para a formação de cidadãos críticos, que reflitam sobre a realidade da qual participam, conscientes de sua responsabilidade social e de sua capacidade de transformar a sociedade através de ações coletivas.

Nome do Projeto: Mente Sã em Corpo São II

Valor do Projeto: R$ 593.350,59

Proponente: Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – ACRICA

Objeto: O projeto Mente Sã em Corpo São II irá promover a oferta de atividades extracurriculares para 102 crianças e adolescentes que encontram-se sob vulnerabilidade social. A Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – ACRICA é atuante no Município de Piraquara há 25 anos, promovendo Atividades Tempo Livre – ATL para Crianças e Adolescentes do Município e Região Metropolitana.

O objetivo deste projeto é ofertar ateliê de Teatro, ateliê de Taekwondo, ateliê de Informática, ateliê e reforços de Português e Matemática, apoio Psicopedagógico e Musicalização (banda marcial, dança de rua e zumba), contribuindo para a inclusão social das crianças e adolescentes inscritas no projeto, possibilitando exercício da cidadania e oportunidade de aprendizagem. A realidade em que vivemos hoje é de pais que não possuem com quem deixar seus filhos para ir trabalhar onde, muitas vezes estes menores ficam a cuidados de irmãos mais velhos ou de terceiros ficando vulnerável para ocorrência de violência, abuso e más companhias. Com as atividades ofertadas pela entidade buscamos oportunizar as crianças e adolescentes melhores condições de vida e exercício de seus direitos.

O ateliê de Teatro irá desenvolver a dicção, memória, trabalho em grupo, concentração, além de aprimorar o lado artístico dos atores e trazendo benefícios para sua vida escolar, social e familiar. O primeiro foco neste ateliê será mostrar para as crianças e adolescentes sua capacidade de aprendizagem. Arte é linguagem, e seu vocabulário conta com uma infinidade de possibilidades, a criança consegue dar forma a suas ideias, sentimentos e sensações, criando e recriando histórias, em sua maioria, possíveis apenas de se “contar” por meio de poesias visuais e táteis.

Ateliê de Taekwondo irá desenvolver nos praticantes a autodefesa ou submissão do adversário mediante diferentes técnicas. Esta arte marcial promove saúde, defesa pessoal, desenvolvimento pessoal e social, disciplina, formação do caráter e do crescimento da autoconfiança. O Taekwondo é benéfico principalmente para as crianças e adolescentes mais indisciplinadas, este esporte será incluso no dia a dia das crianças como uma brincadeira motivando assim a prática do esporte, onde trazem diversas benfeitorias às como a evolução do condicionamento físico, o desenvolvimento da coordenação motora e dos reflexos, a melhora da paciência do praticante, o aumento da resistência do corpo e o fortalecimento do sistema imunológico. Além de melhorar o condicionamento físico das crianças e adolescentes as artes marciais ajudam a desenvolver a mobilidade das articulações e incentivam o autocontrole emocional.

Com as aulas de Informática o computador será utilizado como facilitador para compreensão e aprendizagem dos alunos, além de proporcionar conhecimentos de novos métodos de pesquisa para resolução de atividades escolares, ele irá desenvolver a capacidade da resolução de problemas e autonomia para fazer seus deveres onde, serão proporcionados ao longo das aulas programas educativos aprimorando o poder de decisão. A oportunidade de acesso à informática é um direito das crianças e adolescentes para que estes possam ter acesso à tecnologia.

As atividades de reforço em Português e Matemática visa superar as dificuldades de aprendizagens, com a promoção de atividades diversificadas, trabalhando com meios que possam ser vinculados ao cotidiano dos estudantes. A finalidade é permitir àqueles com dificuldades de aprendizagem acompanhar o ritmo da turma escolar a partir das aulas de reforço. Entende-se que cada aluno tem uma maneira própria de aprender busca-se com este ajudar principalmente aqueles que possuem dificuldades e os que se encontram em defasagem escolar.

Além das atividades ofertadas, este projeto irá proporcionar a estas crianças e adolescentes atendimento Psicopedagógico. Considerando que os profissionais de psicopedagogia estudam o desenvolvimento do ser humano, relações interpessoais e mecanismos e processo de aprendizagem de modo mais aprofundado, irão contribuir com os processos de aprendizagem e interação social.

Ateliê de musicalização visa ensinar os elementos de linguagem sem se atentar com a parte técnica do instrumento. Nela a criança/adolescente começa a perceber elementos como pulsação e forma, por meio de atividades agradáveis. “Quando se faz esse tipo de atividade há um contato dirigido da criança/adolescente com a música, e o intuito é que ela preste atenção nesse elemento”. A música desperta sentimentos e convida as pessoas a se expressarem. Isso pode ajudar a criarmos adultos e adolescentes menos refratários ao toque, que se sintam mais à vontade para dar vazão aos seus sentimentos”. Este ateliê será desenvolvido com apoio de instrumentos musicais como o violão, flauta, tambor, lira, bumbo, caixa, quadriton, surdo e prato, dando continuidade a fanfarra.

Para que este projeto seja colocado em prática será necessário a contratação de profissionais e equipe de serviços gerais para execução das atividades e cozinheira para preparo dos alimentos. Ofertaremos uma alimentação saudável e balanceada, com a compra de alimentos apropriados, materiais de limpeza, materiais para execução das atividades e materiais pedagógicos.

Nº da deliberação que aprovou a inclusão: 101/2018 – CEDCA/PR.

Clique aqui para visualizar o projeto