Municípios com AFAI - Família Paranaense

O que é?

Ao aderir à modalidade com AFAI - Atenção às Famílias dos Adolescentes Internados por Medida Socioeducativa, o município automaticamente estará realizando a adesão à metodologia do programa. Esta modalidade tem como público-alvo as famílias dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Para operacionaliza-la, deve-se seguir os princípios gerais norteadores do programa Família Paranaense. Entretanto, o acompanhamento familiar é realizado pela equipe técnica do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) ou técnico de referência de proteção social especial do município.

Mesmo adotando a lógica intersetorial, esta possui especificidades que demandam o maior detalhamento e sugerem lançar mão de um arcabouço teórico e conceitual diferenciados. Mais informações podem ser encontradas no Guia de Orientações Afai.

A modalidade é cofinanciada com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), deliberados no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Os valores destinados variam de R$ 36 a R$ 500 mil reais ao ano, calculados de acordo com o número de famílias com adolescentes cumprindo a medida sócio educativa de internação.

    As famílias Afai serão acompanhadas pelo período de duração da internação do adolescente e mais um ano após o desinternamento, ou seja, o tempo de acompanhamento familiar nesta modalidade é bastante variável e depende diretamente do tempo da medida socioeducativa. As famílias Afai estão identificadas e priorizadas por sua condição de risco, não são ser priorizadas pelo IVF-PR. Porém, ao aderir ao Afai, o município se compromete a incluir e acompanhar, além destas famílias, também as priorizadas pelo IVF-PR, seguindo as mesmas orientações das demais modalidades.

    Confira os municípios participantes
     

    Mais informações sobre o AFAI:


     Contato

    familiaparanaense@seds.pr.gov.br

    (41) 3210-2710