Observatório do Trabalho

A constituição de Observatório do Trabalho do Paraná visa analisar a complexidade do mundo do trabalho e das questões sociais que precisam ser compreendidas para que se possa propor soluções em termos de políticas públicas e programas de governo.

Nesse sentido, tendo como referência a complexidade do mercado de trabalho brasileiro e a gravidade dos problemas sociais, o Observatório do Trabalho é um espaço de estudo, debate e de proposição de medidas governamentais visando à modernidade das relações entre capital e trabalho e a inclusão social pelo trabalho como meio de superação da pobreza, assim como constitui-se em uma rede de relações entre instituições produtoras de informações e conhecimento aos seus usuários.

 

Identificação do programa

Observatório do Trabalho

Órgão Responsável

Secretaria da Justiça, Família e Trabalho - SEJUF por meio do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda - DET.

Parceiro

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES.

Natureza organizacional

Esfera multipartite com atuação em rede, abrigando instituições e representações governamental, empresarial, dos trabalhadores e da sociedade civil em geral tais como Universidades, Institutos de pesquisa, Movimentos sociais etc.

Fortalecer a Política Pública de Trabalho, Emprego e Renda, de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional no Estado do Paraná, a partir do conhecimento amplo e sistemático das realidades paranaense, brasileira e mundial e especialmente, da reflexão sobre o mundo do trabalho. ²

Objetivos específicos

- Construir indicadores que sintetizem as principais características do mercado de trabalho paranaense.

- Acompanhar detalhadamente a evolução do mercado de trabalho paranaense de forma integrada à evolução de sua estrutura produtiva especializada territorialmente, identificando os padrões de ocupação, qualificação, remuneração e acesso aos direitos trabalhistas.

- Produzir análises de conjuntura de mercado de trabalho a fim de gerar informações e indicadores que antecipem tendências do mercado de trabalho.

- Subsidiar com informações e análises as decisões dos Conselhos Estadual e municipais do Trabalho.

- Divulgar informações sobre o mercado de trabalho brasileiro, regional e estadual a partir da base de dados produzida regularmente pelo MTE, IBGE, IPARDES e DIEESE entre outras.

² ''Mundo do trabalho'' refere-se aqui ao conjunto das formas contemporâneas de ocupação, trabalho e emprego, mudanças nos processos de trabalho e de produção, formas diferenciadas de qualificação e formação profissional, incluindo também formas de organização dos trabalhadores, padrões salariais e de proteção social. Logo, é uma categoria abrangente para além da concepção de mercado de trabalho.

  • Os diferentes atores sociais que atuam no mercado de trabalho, na formulação e no acompanhamento de políticas públicas, tais como os poderes públicos federal, estadual e municipal.
  • As diversas entidades representativas de classe.
  • A academia e pesquisadores.
  • A sociedade civil.

A abrangência principal tanto do Observatório do Mercado de Trabalho do Paraná quanto da questão social será, por um lado, o Estado do Paraná e seus municípios, e, por outro lado, a comparação com os demais estados da Federação, principalmente os da Região Sul, sempre que possível.

 

  • As tomadas de decisões dos gestores de políticas públicas de trabalho, emprego e renda.
  • A implementação do Plano Regional de Desenvolvimento Estratégico (PRDE) do Estado do Paraná e identificar a sua repercussão sobre o comportamento do emprego e ocupação.
  • A definição das políticas públicas voltadas para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e para Economia Solidária.
  • A elaboração das políticas públicas destinadas à agricultura familiar e aos assentamentos de reforma agrária, faxinais, titulados pelo governo do estado e quilombolas.
  • Diagnóstico e prognóstico de demandas de qualificação e requalificação profissional à medida que mudanças na estrutura produtiva ou nas necessidades das firmas o exijam.
  • Os subsídios às tomadas de decisões do trabalhador sobre a sua vida profissional.

O Observatório do Trabalho atuará de forma articulada aos programas implementados pelo Ministério do Trabalho e pelo Governo do Estado do Paraná e associado às demais esferas da sociedade que atuam sobre o mercado de trabalho paranaense, exercendo o papel central de articulador e mediador. Deverá perseguir o objetivo de ser a referência sobre ''o que acontece'' no mercado de trabalho paranaense. Terá como princípio operacional a atuação em rede com os demais órgãos e instituições voltados ao entendimento do mundo do trabalho. O procedimento de Monitoramento da dinâmica do mercado de trabalho paranaense, dar-se-á por meio das seguintes ações como:

  • Coleta e ordenamento de estatísticas e informações secundárias disponíveis sobre o mercado de trabalho.
  • Estudos e pesquisas exploratórias sobre os limites e alcances das informações disponíveis.
  • Elaboração de estudos analíticos e comparativos sobre o mercado de trabalho parananense.
  • Intercambio de experiências sobre políticas de mercado de trabalho.

 

O procedimento de Monitoramento dos programas de transferência de renda e de seus beneficiários, a partir do Cadastro Único, dar-se-á por meio das seguintes ações como:

  • Ordenamento das estatísticas e informações secundárias disponíveis sobre a questão social no Paraná.
  • Estudos e pesquisas exploratórias sobre os limites e alcances das informações disponíveis.
  • Elaboração de estudos analíticos sobre os programas sociais de transferência de renda.

Difusão por meio eletrônico

No página do Observatório do Trabalho, no site da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, serão disponibilizados:

  • Dados estatísticos
  • Mapa do Emprego
  • Artigos.
  • Boletins informativos
  • Estudos Especiais
  • Programação de Seminários Temáticos Regionais
  • Programação de Cursos sobre informações do mercado de trabalho
  • Informações e Indicadores sociais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios / 2019 

Resumo PNAD 4 Trimestre

 

 

Serão disponibilizados Boletins Informativos Mensais com dados relevantes da Rede (Agências do Trabalhador do Paraná) e com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, elaborados pelo Observatório do Trabalho.

 

CAGED - DESTAQUES. DEZEMBRO DE 2019

CAGED - DESTAQUES. NOVEMBRO DE 2019 E ACUMULADO

 

 

 

Brasão Estado