Viva com Saúde

Programa Paraná Saudável

Programa Paraná Saudável
Secretaria de Estado de Esporte

O programa Paraná Saudável trata da prevenção e controle da Obesidade Infanto-Juvenil, onde pretende-se colaborar na educação de alunos de escolas estaduais e familiares para a vida numa sociedade agressiva aos hábitos saudáveis. Além disso, a médio e longo prazo a intenção é diminuir a quantidade do atendimento médico necessário às pessoas em decorrência de doenças associadas à obesidade.

Contato:
Telefone: (41) 3361-7700


Programa Talento Olímpico 2016 – TOP 2016

Programa Talento Olímpico 2016 – TOP 2016
Secretaria de Estado do Esporte

O Programa que contempla bolsas a atletas de nível internacional, nacional, regional e técnicos para aperfeiçoamento técnico com vistas ao potencial para participar de disputas nacionais e internacionais, com ênfase nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 e/ou 2020.
Saiba mais...

Contato:
Telefone: (41) 3361-7700


Programa Segundo Tempo

Programa Segundo Tempo
Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte e Ministério dos Esportes

O programa Segundo Tempo tem como objetivo o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promovendo assim o desenvolvimento integral dos estudantes. O programa procura democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social. As atividades esportivas desenvolvidas no programa são realizadas nos núcleos do programa. O programa é de iniciativa do Ministério do Esporte e gerenciado pela Secretaria de Esporte e Secretaria de Educação. O programa atende hoje cerca de 20.800 crianças e adolescentes com idade entre 07 e 17 anos, em situação de risco social, da rede estadual de ensino, ocupando seu tempo ocioso com atividades diárias do esporte educacional no contra – turno escolar.
Saiba mais...

Contato:
Email segundotempopr@sees.pr.gov.br
Telefone: (41) 3361-7790 - (41) 3361-7700


Programa Leite das Crianças

http://www.leite.pr.gov.br/
Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária

Programa intersetorial, envolvendo diretamente as seguintes secretarias: SETS, SEED, SEAB, SESA e SEDS. O Programa Leite das Crianças - PLC, tem por objetivo auxiliar o combate à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita e diária de um litro de leite às crianças de 06 a 36 meses, pertencentes a famílias cuja renda per capta não ultrapassa meio salário mínimo regional, além do fomento à agricultura familiar, proporcionando geração de emprego e renda, a busca pela qualidade do produto pela remuneração equivalente, a inovação dos meios de produção e a fixação do homem no campo. Este programa atinge diretamente às famílias e mães jovens de baixa renda. O Programa Leite das Crianças atende à todos os 399 Municípios do Estado.

Contato:
Telefone: (41) 3883-2500


Programa Minha Casa, Minha Vida

Programa Minha Casa, Minha Vida
Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR

Construção de casas de alvenaria (02 ou 03 quartos, sala, cozinha e banheiro) em todos os municípios do Estado do Paraná, destinadas prioritariamente para jovens com família constituída, mulheres chefes de família e famílias com portadores de deficiência, com renda familiar bruta de até seis salários mínimos. A meta é que sejam construídas 50 mil casas nos próximos dois anos.

Contato:
Email: alexandrelima@cohapar.pr.gov.br
Telefone: (41) 3312-5825


Programa Família Paranaense

Programa Família Paranaense
Secretaria da Família e Desenvolvimento Social

Programa estratégico que tem como atribuição, articular as políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento, o protagonismo e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. O programa Família Paranaense possui em sua gama de ação todas as famílias em situação vulneráveis nos municípios do estado, e nessa gama, muitas das famílias são compostos por jovens de 18 a 29 anos. O programa objetiva estabelecer uma rede integrada de proteção às famílias através da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside. O objetivo do programa é atender um total de 100 mil famílias paranaenses mais vulneráveis num período de quatro (4) anos. No ano de 2012, a meta do Programa foi alcançada, atendendo 5.000 mil famílias, em 30 municípios prioritários

Contato:
Telefone: (41) 3210-2400


Paraná Livre da Fumaça do Tabaco

Paraná Livre da Fumaça do Tabaco
Secretaria da Saúde

Hoje o principal público para as ações que buscam conscientizar os danos causados pelo uso do tabaco é o público jovem. O vicio ao tabagismo é considerado pediátrico, pois cerca de 90% dos fumantes experimentaram o cigarro antes dos 18 anos. Segundo o PNAD, o numero de fumantes caiu para 17,2% (2009). A ação busca alertar crianças, adolescentes, jovens e população em geral sobre os cigarros com aditivos e estimular o não consumo destes produtos. Projeto realizado pelo Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer, das ações Nacionais de Controle de Tabagismo com as Secretárias de Saúde Estaduais e Municipais, demais setores do Ministério da Saúde, outros órgãos do governo e sociedade civil.
Saiba mais...

Contato:
Telefone: (41) 3330-4300


Programa Estadual de Controle da DST/AIDS

Programa Estadual de Controle da DST/AIDS
Secretaria da Saúde

O programa estadual de controle da DST e AIDS busca conscientiza, tratar e auxiliar na prevenção do controle das Doenças Sexualmente Trasmisíveis e da AIDS, que ainda atinge um número expressivo da população jovem. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Contato:
Telefone: (41) 3330-4300